Mercados

Ibovespa repercutirá vacinação nacional contra covid-19

Por Fast Trade
18 janeiro 2021 - 08:00 | Atualizado em 18 janeiro 2021 - 08:30
Ibovespa futuro abre em alta

O Ibovespa, principal indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na B3, vai repercutir o início da campanha de vacinação nacional contra covid.

+ Derivativos – O guia definitivo para começar a investir: confira!

Previsto para começar na próxima quarta-feira (20), às 10h, a expectativa é que 3 milhões de brasileiros sejam vacinados; cada um com duas doses.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o sucesso na prevenção da doença em relação ao grupo que tomou placebo (medicamento inócuo) foi de 50,39%.

De acordo com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, serão distribuídas 6 milhões de doses da Coronavac, produzida pela chinesa Sinovac com o Instituto Butantan.

A expectativa é que as doses sejam entregues aos estados a partir das 7h de hoje (18), com apoio do Ministério da Defesa.

“Hoje o Brasil passa por um momento de grande avanço, esperança e conforto aos brasileiros, que aguardavam por esta notícia”, disse em coletiva. “Está dado o primeiro passo para a maior campanha de vacinação do mundo contra o coronavírus”, completou Pazuello.

O ministro da Saúde ainda se solidarizou “com cada família que perdeu um ente querido” e agradeceu “a todos os profissionais de saúde”.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader: baixe gratuitamente!

Início da campanha

A vacinação no Brasil começará esta semana, uma vez que o uso emergencial da vacina foi aprovado ontem (17) pela Anvisa. A decisão depende de publicação no Diário Oficial e de comunicação aos laboratórios para vigorar, mas foi unânime entre os cinco diretores da Anvisa.

Em contrapartida, o governo estadual de São Paulo inaugurou ontem a campanha de vacinação, fato que deve repercutir no Ibovespa.

O índice fechou o último pregão (15) em queda de 2,54%, aos 120.349 pontos. Na semana marcada pela falta de oxigênio em Manaus (AM), mergulhou 3,78%.

+ Guia do Investidor Iniciante: acesse o material gratuito.

A primeira pessoa a ser vacinada no Brasil contra o novo coronavírus, fora dos estudos, foi a enfermeira Mônica Calazans. Calazans atua na linha de frente contra a covid-19, na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo.

“Quem cuida do outro tem que ter determinação, não tem que ter medo”, disse ela após ter sido vacinada, em transmissão na internet.

Posteriormente, o governo paulista comunicou que a vacinação no estado terá início hoje (18).

Distribuição

Pazzuelo, por sua vez, declarou que é preciso garantir a todos os estados as doses da vacina. Assim sendo, é preciso levar em consideração a distribuição em igualdade de condições, mas também a gravidade local.

“Quebrar essa pactuação é desprezar a igualdade entre os estados e todos os brasileiros”, disse em coletiva.

+ Guia completo de como ter sucesso nas operações de day trade: baixe gratuitamente!

“É desprezar a lealdade federativa. Senhores governadores, não permitam movimentos políticos eleitoreiros se aproveitando da vacinação nos seus estados”, completou.

Ademais, o ministro da Saúde disse que “o único objetivo, neste momento, tem que ser o de salvar mais vidas e não fazer propaganda própria”.

Os municípios ficarão responsáveis pela operação logística da vacinação e, desse modo, definirão quais são os grupos prioritários para a vacina.

Assim também, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou o uso emergencial da AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o consórcio Astrazeneca/Oxford, cuja eficiência global do imunizante foi confirmada em 70,42%.

Semana de cautela para o Ibovespa

O mercado financeiro deve refletir um misto de cautela e otimismo com o início da campanha nacional de vacinação.

Por um lado, cresce as expectativas da recuperação econômica.

Por outro lado, as incertezas se mantêm, sobretudo porque o processo de imunização será lento e, consequentemente, os efeitos na economia também.

Mesmo assim, a vacina já havia impulsionado o Ibovespa ao maior patamar de fechamento na semana passada, superando os 122 mil pontos.

+ Dólar e Mini dólar – Desvendando este mercado: baixe agora!

Quer ficar informado de todas as novidades sobre as técnicas e estratégias aplicadas ao day trade? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade.

Antes de mais nada, leia também:

IGP-10 desacelera em janeiro, a 1,33%

Juros sobre capital próprio: Itaú Unibanco (ITUB4) pagará R$ 0,050 por ação; veja mais

Ofertas iniciais de ações disparam 344% em 2020

Do mesmo modo, acesse os destaques corporativos:


Sobre o autor