Ações

Ibovespa perde 0,19% refletindo as preocupações com o cenário econômico

Por Fast Trade
14 setembro 2021 - 19:11 | Atualizado em 15 setembro 2021 - 06:08

O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira (14), refletindo as preocupações com o cenário econômico no Brasil e nos Estados Unidos. Após uma atmosfera de pressão vinda da desvalorização nas bolsas de Wall Street, o índice geral oscilou entre perdas e ganhos, mas cedeu ao movimento negativo.

Isto porque o clima de tensão prevaleceu no território americano, em razão das informações do Relatório de Emprego dos EUA, divulgados na semana passada. A preocupação em relação à economia aumentou e prova disso é o declínio dos papeis das empresas ligadas ao consumo básico.

Ao mesmo tempo, o índice de preço ao consumidor dos EUA apresentou alta de 0,3% em comparação à Julho e de 5,3% na comparação com o mesmo período de 2020.

+ Estratégias Long & Short: Saiba como operar!

No entanto, o indicador referente aos preços ao produtor aumentou em 8,3% comparando o período anual, uma alta histórica desde o ano de 2010.

No Brasil, o presidente da Petrobras divulgou que as atuações da empresa estatal não são as causas exclusivas das alterações de preços dos combustíveis. Nesse sentido, ele ressaltou que a estatal está muito bem controlada e sua produção está bem forte.

No entanto, houve baixas em torno de 1% nas ações (PETR3/PETR4) e, certamente, as falas do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) contribuíram. Nas redes sociais, ele destacou que  a Petrobras “deve ser lembrada de que seus acionistas são brasileiros.

Destaques Corporativos

A Vale (VALE3) fechou em baixa de 1% , caindo para a cotação mais baixa do ano devido às restrições produtivas de aço na China. Outro fator que contribuiu para esse resultado foi a expectativa dos investidores quanto às informações referentes à economia e à indústria, cuja divulgação acontecerá essa semana.

A Eneva (ENEV3) é um dos grandes destaques do dia registrando uma das maiores altas, reagindo à recomendação de “outperform” realizada pelo Itaú BBA.

Top 5 máximas do índice: Méliuz (CASH3), Locaweb (LWSA3), CSN (CSNA3), Petz (PETZ3) e Eneva (ENEV3).

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Top 5 mínimas do índice: BRF (BRFS3), CVC (CVCB3), Dexco (DXCO3), Embraer (EMBR3) e Magazine Luiza (MGLU3).

Como resultado, o Ibovespa caiu 0,19% aos 116.180 pontos, com um volume financeiro negociado de R$19,309 bilhões.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Ibovespa perde 0,19% refletindo as preocupações com o cenário econômico

Leia também:

Dólar sobe a R$5,25 com o exterior ofuscando a cena local

Mesmo com crise política, analistas apontam boas oportunidades no setor bancário

Itaú BBA eleva a recomendação da Eneva para “outperform” de olho na crise hídrica


Sobre o autor