Ações

Ibovespa oscila com foco no exterior e na agenda doméstica

Por Fast Trade
02 dezembro 2020 - 14:32 | Atualizado em 02 dezembro 2020 - 17:00

O Ibovespa oscilava bastante nesta quarta-feira (02), refletindo as movimentações no exterior e a agenda doméstica.

Nesse sentido, ficaram em evidência os dados do mercado de trabalho dos EUA, mostrando a criação de 307 mil novas vagas de emprego em novembro.

Este resultado veio ligeiramente abaixo das estimativas dos especialistas, sinalizando que houve uma desaceleração no ritmo de recuperação da economia.

Contudo, este ainda não é o número oficial, pois abrange somente o desempenho do setor privado. O Payrol com a informação completa será divulgado na próxima sexta-feira.

Baixe agora: Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Além disso, relatos indicaram um avanço nas negociações no Congresso americano pela aprovação de um pacote de estímulos.

Parlamentares da Câmara e do Senado apresentaram uma nova proposta de injeção de recursos no valor de US$908 bilhões.

Apesar de ser um projeto menor do que os democratas desejavam, a distribuição do dinheiro engloba as vacinas, a testagem em massa, o auxílio aos pequenos negócios e um incremento no seguro-desemprego.

Ao mesmo tempo, o mercado repercutia a decisão do Reino Unido de aprovar a utilização emergencial da vacina produzida pelas empresas Pfizer e BioNTech.

O objetivo do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, é iniciar a vacinação já na próxima semana, visando conter o avanço do surto no país.

Agenda Doméstica

No Brasil, as declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre o fim do auxílio emergencial continuam influenciando as perspectivas locais.

Na véspera, ele disse que o benefício é temporário e foi concedido de forma excepcional, de modo que não deve ser prorrogado para 2021.

Outro fator que também renovou os ânimos foi a definição da data de votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Baixe agora: Derivativos – O guia definitivo para começar a investir

Segundo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o projeto será levado ao plenário dia 16 de dezembro, embora a oposição tenha exigido que o conteúdo passe antes pelas comissões.

Na agenda de indicadores, a produção industrial brasileira mensurada em outubro cresceu 1,1% em comparação a setembro, um pouco abaixo do consenso do mercado.

Destaques Corporativos

Na B3, as ações da Braskem (BRKM5) recuavam mais de 4% após a sua controlada no México anunciar a interrupção das atividades operacionais.

Isto porque, o governo mexicano decidiu suspender, de forma unilateral, os serviços de transporte de gás natural, um insumo importante para a produção de polietileno.

Da mesma forma, as ações da Vale (VALE3) passavam por uma correção, após dispararem na abertura, em sintonia com os preços do minério de ferro.

Em contrapartida, os papéis da Cogna (COGN3) eram o destaque de alta, refletindo a decisão do MEC que prevê a volta das aulas presenciais em janeiro.

Baixe agora: Guia do Investidor Iniciante

Top 5 máximas do índice à vista: Cogna (COGN3), Hering (HGTX3), NotreDame Intermédica (GNDI3), Rumo (RAIL4), Eletrobras (ELET3).

Top 5 mínimas do índice à vista: Braskem (BRKM5), Suzano (SUZB3), Bradespar (BRAP4), PetroRio (PRIO3), Telefônica Brasil (VIVT3).

Às 13h31 (horário de Brasília), a Bolsa brasileira subia 0,23%, aos 111.668 pontos, com um volume financeiro de R$813,073 bilhões.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre as técnicas e estratégias aplicadas ao day trade? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Ibovespa oscila com foco no exterior e na agenda doméstica

Leia também:

Dólar tem dia volátil com indicadores locais e risco fiscal no radar

B3 divulga nova carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) 

Soja: DATAGRO eleva estimativa de produção do Brasil em 2020/21 para 134,98 mi

Governo já empenhou 97,6% dos recursos autorizados para combater Covid


Sobre o autor