Ações

Ibovespa opera volátil e setor aéreo ensaia recuperação

Por Fast Trade
09 março 2021 - 13:00 | Atualizado em 09 março 2021 - 16:05
O Ibovespa futuro abre estável em dia de feriado nos EUA

O Ibovespa oscila nesta terça-feira (9), refletindo sinais distintos após a anulação das condenações impostas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Às 12:44, o Ibovespa subia 1,21%, aos 111.947,65 pontos, mas chegou a tocar a mínima intradia de 109.343,23 pontos.

+ Guia completo de como ter sucesso nas operações de Day Trade

Ontem (8), a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, intensificou as perdas do índice, que retornou aos 110 mil pontos.

Em nota, os analistas da CM Capital Markets observaram que “o mercado aguarda os desdobramentos da decisão de Fachin”. A princípio, o ex-presidente Lula concederia uma entrevista hoje, em São Bernardo do Campo, a partir das 13h30.

No entanto, ele decidiu adiar a coletiva para amanhã (10), às 11h, em razão do julgamento da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), de acordo com a assessoria de imprensa do petista.

Conforme reportagem da Reuters, o comunicado foi emitido logo após o ministro do STF Gilmar Mendes decidir pautar para hoje o julgamento de recurso da defesa de Lula que aponta suposta atuação parcial de Moro nas ações da operação Lava Jato. 

Além disso, o Ibovespa repercute o andamento da PEC Emergencial na Câmara dos Deputados. Os parlamentares começaram a sessão deliberativa para apreciar a matéria. Você poderá acompanhar a sessão ao vivo, ao final da matéria.

Entre outros destaques, a PEC permitirá que o governo federal retome o pagamento do auxílio emergencial. Ao mesmo tempo, o texto prevê mais rigidez para a aplicação de medidas de contenção fiscal, segundo a Agência Câmara.

Destaques corporativos do Ibovespa

Em paralelo, o setor aéreo repercute a notícia de que o governo concordou em zerar novamente a cobrança de Imposto de Renda sobre o arrendamento mercantil (leasing) de aviões.

+ Descubra o seu perfil de investidor para melhor investir seu patrimônio

A isenção vigorava desde os anos 1990 e terminou no ano passado, mas deve retornar em decorrência dos desafios advindos da pandemia.

Assim sendo, as ações preferenciais das companhias aéreas Azul (AZUL4) e GOL (GOLL4) sobem. Às 12h37, os papéis subiam 0,39% e 0,26%, respectivamente.

Outro destaque positivo é a Marfrig (MRFG3), que sobe 3,20%, mas também a Magazine Luiza (MGLU3), que anota ganhos de 2,34%. Ambas as empresas reportaram fortes resultados no último trimestre de 2020.

Por fim, assista ao debate sobre a PEC Emergencial na Câmara dos Deputados e continue acompanhando o portal Fast Trade:


Sobre o autor