Ações

Ibovespa opera sem direção definida, mas segura patamar de 122 mil pontos

Por Fast Trade
18 maio 2021 - 13:00 | Atualizado em 18 maio 2021 - 16:22
panorama corporativo

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, opera sem direção definida nesta terça-feira (18), oscilando entre leves perdas e ganhos. Por volta das 12h44, as perdas eram de 0,15%, aos 122.756,41 pontos.

Apesar dos sinais otimistas apresentados pelos índices globais, o noticiário doméstico e a performance corporativa pressionam o indicador.

O governo da Argentina, por exemplo, anunciou a suspensão das vendas de carne bovina ao exterior por 30 dias.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística e Censos da Argentina (Indec), os preços dos diferentes cortes de carne bovina dispararam 65,3% na comparação anual de abril (2020/2021).

Nesse meio tempo, o governo espera definir medidas de emergência para frear o aumento do preço no mercado doméstico.

Uma vez que a notícia deve impactar os frigoríficos brasileiros, Minerva (BEEF3) e Marfrig (MRFG3) recuavam 3,56% e 3,74%, respectivamente, às 12h45.

Além disso, a agenda de privatização segue no radar, com destaque para um novo debate em torno da desestatização da Eletrobras (ELET6).

Em entrevista ao programa Sem Censura, da TV Brasil, o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, reforçou que a privatização da elétrica é essencial.

De acordo com a Agência Câmara de Notícias, a Casa pode votar hoje a Medida Provisória 1031/21, que abre portas para a operação.

A princípio, a sessão do Plenário está marcada para acontecer às 15 horas. Os papéis da estatal (ELET6) recuavam 1,32%.

Atenção ainda para a repercussão da CPI da Covid-19, conforme os senadores ouvem o depoimento de Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores.

Destaques corporativos do Ibovespa

As ações do Hermes Pardini (PARD3) sobem enquanto o mercado digere o lucro do 1T21, bem como os recordes referentes ao período.

Assim também, os papéis da CSN (CSNA3) avançam após a siderúrgica apresentar pedido de registro de oferta pública para distribuição primária (IPO) de ações da CSN Cimentos na B3 (B3SA3).

Além disso, a Pague Menos (PGMN3) informou ao mercado a compra da rival Extrafarma do conglomerado Ultrapar (UGPA3).

A operação, conforme disseram à Reuters duas fontes a par do assunto, custou R$ 600 milhões para a rede de varejo farmacêutico.

Por um lado, as ações da Pague Menos disparavam mais de 9% próximo das 12h48, ao passo que os ativos da Ultrapar desvalorizavam.


Sobre o autor