Ações

Ibovespa opera acima dos 118 mil pontos, apoiado pelo viés positivo do mercado externo

Por Fast Trade
08 abril 2021 - 13:00 | Atualizado em 08 abril 2021 - 16:02

O Ibovespa mantém a tendência de alta nesta quinta-feira (8) e chegou aos 118.210,48 pontos na máxima intradia. Já às 11h43, o indicador subia 0,43%, aos 118.179,98 pontos, apoiado pelo otimismo no mercado externo.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader!

No Brasil, a preocupação com a pandemia segue em destaque, conforme o país atravessa um período marcado por uma série de recordes de óbitos. Além disso, o impasse entre os parlamentares e a equipe econômica do governo sobre o Orçamento de 2021 gera tensão no mercado.

Nesse sentido, também repercute o encontro de ontem (7) entre Bolsonaro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e empresários. A expectativa é que o presidente da República vete apenas parte da peça orçamentária para evitar uma indisposição com o Congresso.

Em relação à pandemia, pesquisadores anunciaram a detecção de uma possível nova variante do coronavírus em Belo Horizonte (MG). Já o Instituto Butantan anunciou que vai paralisar a produção da vacina CoronaVac por conta de um atraso na chegada de insumos.

Além disso, os investidores ainda repercutem a ata da última reunião do Federal Reserve, divulgada na quarta-feira (7). Sobre o plano de infraestrutura de US$ 2 trilhões proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi dado novos detalhes.

Para custear os investimentos em pontes, estradas e banda larga, por exemplo, o plano é elevar os impostos corporativos a 28%.

+ Guia completo para obter sucesso nas operações de Day Trade

Destaques corporativos do Ibovespa

As ações da Petrobras (PETR4; PETR3) ajudam a limitar os ganhos do Ibovespa no pregão. Ambas recuavam 1,71% e 1,60%, respectivamente, próximo das 12h41, em sessão de queda nos preços do petróleo.

Assim também, os papéis refletem os comentários do presidente Bolsonaro a respeito de um reajuste no preço do gás para distribuidoras.

+ Descubra o seu perfil de investidor para melhor investir seu patrimônio

A estatal sinalizou ter enviado questionamentos ao governo sobre outra declaração de Bolsonaro, que disse que poderia haver mudanças na política de preços da companhia.

Na contramão, a Vale (VALE3) e as siderúrgicas CSN (CSNA3), Usiminas (USIM5) e Gerdau (GGBR4) sobem, em dia de queda do minério de ferro na China. Próximo das 12h47, as empresas avançavam 0,40%, 1,98%, 2,51% e 1,01%, respectivamente.

O principal destaque positivo fica com as varejistas, ao passo que Magazine Luiza (MGLU3) dispara 5,85%, Via Varejo (VVAR3) sobe 4,47% e B2W (BTOW3) avançava 3,46%.

Leia também: Dólar recua com cenário externo, vacinas e Orçamento no radar


Sobre o autor