Ações

Ibovespa muda a tendência e sobe 1,7% com Powell suavizando a decisão do Fed

Por Fast Trade
04 maio 2022 - 19:11 | Atualizado em 04 maio 2022 - 21:07
Alliar
Créditos: shutterstock.com

Depois de oscilar em queda durante quase todo o pregão, o Ibovespa inverteu a tendência negativa e fechou em forte alta. Os investidores digeriram as declarações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, sobre o ritmo de aperto monetário da instituição.

Nesse sentido, o executivo esclareceu que o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) não pretende efetuar reajustes nos juros no patamar de 0,75 ponto percentual. Essa afirmação veio após o Fed divulgar a decisão de elevar em 0,5% a taxa básica dos EUA, que passou ao intervalo entre 0,75% e 1%.

+ Aprenda a desenvolver a disciplina nas operações!

Apesar disso, Powell enfatizou que haverá diversos reajustes nos juros ao longo do ano, de modo que a taxa pode avançar a níveis contracionistas, caso a inflação não se estabilize no curto prazo.

Mesmo assim, os ativos reagiram positivamente e as Bolsas de Nova York fecharam com ganhos expressivos. Em Wall Street, o Dow Jones subiu 2,82%, o S&P 500 avançou 2,99% e o Nasdaq Composto saltou 3,19%.

Destaques corporativos

Na B3, as ações da 3R Petroleum (RRRP3) avançaram quase 5% com a notícia de que a empresa está fazendo estudos e projeções no Polo Potiguar, um campo fundamental para as metas de crescimento.

Em contrapartida, a companhias exportadoras, como a JBS (JBSS3) e a Marfrig (MRFG3), lideraram as perdas do pregão refletindo a desvalorização do dólar. Além disso, a menor disponibilidade de gado nos EUA este ano e as perdas referentes à desvalorização do setor também pesaram sobre os frigoríficos.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader: Baixe agora!

Top 5 máximas do índice: Magazine Luiza (MGLU3), Americanas (AMER3), Pão de Açúcar (PCAR3), Méliuz (CASH3) e Petrobras (PETR4).

Top 5 mínimas do índice: Marfrig (MRFG3), JBS (JBSS3), Natura (NTCO3), Copel (CPLE6) e SLC Agrícola (SLCE3).

Como resultado, o Ibovespa avançou 1,70% aos 108.343 pontos, registrando um volume financeiro de R$ 25,718 bilhões.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram!

Ibovespa muda a tendência e sobe 1,7% com Powell suavizando a decisão do Fed

Leia também:

Dólar vira para queda e fecha a R$ 4,89 após as declarações de Powell acalmar

Fed aumenta a taxa básica em 0,5% e prevê redução do balanço a partir de junho

1T22: Raia Drogasil anuncia queda de 19,3% no lucro líquido; analistas avaliam as ações


Sobre o autor