Ações

Ibovespa ignora tombo de NY e sobe apoiado pelos bancos e empresas exportadoras

Por Fast Trade
10 fevereiro 2022 - 19:24 | Atualizado em 11 fevereiro 2022 - 07:08
Créditos: shutterstock.com

O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira (10), apoiado pelos bancos e pelas empresas ligadas à exportação de commodities. Ignorando o tombo dos mercados em Nova York, o índice geral permaneceu em território positivo graças à entrada de fluxo de recursos estrangeiros.

As ações de peso do índice geral, como Petrobras (PETR3/PETR4), Vale (VALE3), Bradesco (BBDC4) e Itaú Unibanco (ITUB4), receberam o maior volume de transações.

Além disso, o mercado repercutiu o avanço de 1,4% no setor de serviços em dezembro. Em 2021, o indicador avançou 10,9%, registrando a maior taxa para o fechamento do ano desde o início da série histórica.

No entanto, é importante esclarecer que a base de comparação é fraca, tendo em vista que este setor foi um dos mais prejudicados pela pandemia. Mesmo assim, o resultado foi recebido com grande otimismo, já que todas as atividades cresceram simultaneamente, com destaque para o segmento de transportes (+15,1%).

+ Carteira Recomendada de Ações Fevereiro: Baixe agora!

Lá fora, os dados de inflação nos EUA geraram grande repercussão ao mostrar um aumento geral nos preços ainda maior do que o previsto. Divulgado hoje, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) nos EUA subiu 7,5% em janeiro, na comparação anual, indicando a maior leitura desde fevereiro de 1982.

Ao mesmo tempo, em relação ao mês anterior, o índice subiu 0,6%, com aumento expressivo em seu núcleo (que exclui os itens mais voláteis). Este número reforçou a tese de que o Federal Reserve será ainda mais rígido com o ciclo de alta nos juros, tendo em vista que a inflação está forte.

Em Wall Street, o Dow Jones caiu 1,47%, o S&P 500 recuou 1,81% e o Nasdaq Composto declinou 2,10%.

Destaques Corporativos

Na B3, os papéis da Suzano (SUZB3) e a Klabin (KLBN11) recuaram neste pregão devido à problemas logísticos causados pelo agravamento do Covid-19.

Da mesma forma, as ações do setor de tecnologia, como Méliuz (CASH3) e Locaweb (LWSA3) também declinaram acompanhando os papéis na Nasdaq.

Top 5 máximas do índice: Via (VIIA3), Magazine Luiza (MGLU3), 3R Petroleum (RRRP3), Cielo (CIEL3) e Vale (VALE3).

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Top 5 mínimas do índice: Banco Inter (BIDI11), Méliuz (CASH3), Locaweb (LWSA3), Suzano (SUZB3) e Petz (PETZ3).

Como resultado, o Ibovespa subiu 0,81% aos 113.367 pontos, com um volume financeiro negociado de R$ 26,264 bilhões.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Ibovespa ignora tombo de NY e sobe apoiado pelos bancos e empresas exportadoras

Leia também:

Dólar fecha a R$ 5,24 reagindo ao “susto” com a inflação e com as falas de Bullard

Goldman vê Raia Drogasil como um nome defensivo e recomenda a compra das ações

Nubank acumula alta de 45,92% nos 5 últimos pregões


Sobre o autor