Ações

Ibovespa ganha força, mas ambiente político limita os ganhos

Por Fast Trade
15 abril 2021 - 13:53 | Atualizado em 15 abril 2021 - 16:24
véspera de vencimento

O Ibovespa opera em alta nesta quinta-feira (15), acompanhando o bom humor externo, mas o ambiente político limitava os ganhos.

Depois de testar a faixa de 121 mil, o índice geral desacelerou, pressionado pelo cenário fiscal e os impasses sobre o orçamento. Mesmo após muitas tentativas de conciliação, os parlamentares continuam dispostos a derrubar qualquer veto promovido pelo Planalto.

Nesse sentido, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, avisou aos interlocutores do governo que há riscos de perda da base de apoio, caso o presidente Jair Bolsonaro retire trechos do texto-base Lei Orçamentária Anual (LOA) aprovada pela Casa.

Ao mesmo tempo, Lira sugeriu que o governo sancione o orçamento do jeito que está e, em seguida, corrija os excessos de emendas parlamentares, assegurando o pagamento das despesas obrigatórias.

Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Acima de tudo, a recomendação de vetar partes do texto-base partiu do ministro Paulo Guedes, ao enfatizar que Bolsonaro pode cometer crime de responsabilidade se manter o conteúdo do projeto de lei.

Inclusive, Guedes voltou a colocar o seu cargo à disposição, mas não foi levado a sério pelo chefe do Executivo. Desse modo, as inúmeras controvérsias prevalecem, influenciando negativamente as perspectivas de curto prazo para a cena local.

Na agenda de indicadores, o volume de serviços prestados em fevereiro subiu 3,7% em comparação a março, superando as estimativas do mercado. Assim, o setor acumulou nove meses de crescimento, totalizando um avanço de 24%, devolvendo as perdas do início da pandemia.

Contexto Internacional

Nos Estados Unidos, os principais índices de Wall Street anotavam ganhos, refletindo a temporada de resultados corporativos.

Pela manhã, o Bank of America divulgou os balanços do primeiro trimestre registrando um lucro acima do previsto pelos especialistas.

Guia do Investidor Iniciante

Além disso, a agenda de indicadores trouxe os pedidos de seguro-desemprego protocolados ao governo americano, que totalizaram 576 mil na semana passada. Este número veio abaixo do consenso do mercado, que previa o total de 700 mil novas solicitações.

Também relevante, as vendas no varejo subiram 9,8% em março, superando as estimativas de alta em 6,1%, projetadas pelo Dow Jones.

Destaques Corporativos

Top 5 máximas do índice à vista: Hering (HGTX3), JBS (JBSS3), Weg (WEGE3), Iguatemi (IGTA3), Multiplan (MULT3).

Top 5 mínimas do índice à vista: Pão de Açúcar (PCAR3), PetroRio (PRIO3), Ecorodovias (ECOR3), Embraer (EMBR3), IRB Brasil (IRBR3).

Às 13h53 (horário de Brasília), a Bolsa brasileira subia 0,42%, aos 120.794 pontos, com um volume financeiro de R$11,348 bilhões.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Ibovespa ganha força, mas ambiente político limita os ganhos

Leia também:

Dólar mantém tendência de queda seguindo o otimismo com a recuperação

Hering rejeita proposta da Arezzo e ações da companhias disparam na B3

Mercado de criptoativos cresceu mais de 200% nos últimos anos


Sobre o autor