Ações

Ibovespa fecha próximo à estabilidade reagindo ao noticiário político

Por Fast Trade
15 setembro 2020 - 18:53 | Atualizado em 16 setembro 2020 - 07:00
reforma tributária

O Ibovespa encerrou próximo à estabilidade nesta terça-feira (15), reagindo ao noticiário político, que deixou em evidência os conflitos entre Planalto e a equipe econômica.

A decisão de Jair Bolsonaro de criticar publicamente as propostas elaboradas pelo ministro Paulo Guedes para viabilizar o Renda Brasil gerou ruídos no mercado financeiro.

Nesse sentido, o presidente rechaçou a ideia de congelar os salários dos aposentados por dois anos e revisar os benefícios de prestação continuada concedidos aos idosos e pessoas com deficiência.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, ele disse que até 2022, o seu governo está proibido de falar em Renda Brasil, pois, o Bolsa Família será mantido em seu formato original.

Baixe agora: O que ninguém conta sobre os investimentos em ações

Desse modo, a repercussão foi tão negativa que após se reunir com o chefe, Guedes explicou que o suposto “cartão vermelho” não era para ele, amenizando as preocupações.

Mesmo assim, a situação expôs a fragilidade no relacionamento entre Bolsonaro e o ministro, provocando incertezas sobre o avanço da agenda de reformas.

Em outro front, ficou em destaque a divulgação dos indicadores da China, mostrando que a produção industrial do país cresceu 5,6% em agosto, na comparação anual.

Não obstante este número tenha superado as expectativas dos economistas, as vendas no varejo avançaram 0,5%, evidenciando a primeira expansão do setor no ano.

Baixe gratuitamente: Guia do investidor iniciante

Da mesma forma, os mercados americanos fizeram um novo pregão de recuperação, impulsionados pelo forte ritmo de aceleração da atividade econômica chinesa.

Em Wall Street, o Dow Jones registrou variação positiva de 0,01%, o S&P 500 subiu 0,52% e o Nasdaq Composto saltou 1,21%.

Decisões de Juros e principais expoentes na B3

Um dia antes das decisões de política do Federal Reserve (EUA) e do Copom (Brasil), o mercado operou cauteloso, precificando as nuances do cenário político.

Na B3, as ações da Vale (VALE3) anotaram elevação modesta, apesar da sessão de valorização dos preços do minério de ferro e da forte pressão no aumento da demanda.

Baixe agora: Guia completo de como ter sucesso nas operações de day trade

Já a Petrobras (PETR3/ PETR4) encerrou em leve queda, mesmo com a recuperação dos preços do petróleo, devido às preocupações com a chegada do furacão Sally à Costa do Golfo nos EUA.

Top 5 máximas do índice à vista: Gerdau (GGBR4), Gerdau Metalúrgica (GOAU4), Suzano (SUZB3), BRF (BRFS3), Minerva (BEEF3).

Top 5 mínimas do índice à vista: Eletrobras (ELET3), Intermédica (GNDI3), Cogna (COGN3), Hering (HGTX3), Cielo (CIEL3).

Como resultado, a Bolsa brasileira subiu 0,02% aos 100.297 pontos, com um volume financeiro de R$19,715 bilhões.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre as técnicas e estratégias aplicadas ao day trade? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Ibovespa fecha próximo à estabilidade reagindo ao noticiário político

Leia também:

Dólar fecha a R$5,28 com cancelamento do Renda Brasil

Futuros do petróleo sobem mais de 2%, apoiados em indicadores positivos

Ações da JSL e notícias de Taesa (TAEE11), Minerva (BEEF3) e Rumo (RAIL3)


Sobre o autor