Ações

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros e agenda local de indicadores

Por Fast Trade
17 janeiro 2022 - 19:17 | Atualizado em 18 janeiro 2022 - 06:09
Opep+

O Ibovespa fechou a segunda-feira (17) em queda, pressionado pela realização de lucros e pela agenda local de indicadores econômicos. Devido ao feriado do dia de Martin Luther King nos EUA, as Bolsas americanas não abriram e isso reduziu o volume de negócios na B3.

No radar, os investidores digeriam os dados do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) divulgado pelo Banco Central e que avançou 0,69% em novembro, na comparação mensal.

Considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o percentual ficou acima das projeções dos especialistas e demonstrou o fortalecimento da economia do país no período.

+ Desvendando o Swing Trade: Tudo o que você precisa saber!

Além disso, também foi grande a repercussão do Boletim Focus, após o mercado financeiro revisar as expectativas de inflação em 2022. De acordo com a pesquisa, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar o ano em 5,09%, ante os 5,03% previstos na leitura anterior.

No entanto, as perspectivas para o PIB aumentaram de 0,28% para 0,29%, sinalizando a melhora do ambiente, apesar do cenário de eleições presidenciais.

Outro ponto crítico e de grande influência na renda variável é a ameaça de greve geral do funcionalismo público federal, o que é visto como um ponto de pressão no quadro fiscal. Isto porque, não há margem para aumento salarial no orçamento deste ano, o que eleva as tensões do governo com a pasta da Economia.

Destaques Corporativos

Na B3, as ações com exposição ao ciclo de crescimento da economia chinesa tiveram um pregão de perdas. Desse modo, as companhias CSN (CSNA3), Usiminas (USIM5), Vale (VALE3) e Gerdau (GGBR4) recuaram entre 1,34% e 2,26%.

Em contrapartida, o setor de saúde foi o destaque positivo deste pregão em meio ao aumento da concentração do mercado. As empresas Hapvida (HAPV3) subiu 1,84% e Qualicorp (QUAL3) avançou 2,76%.

Top 5 máximas do índice: Cielo (CIEL3), Qualicorp (QUAL3), Tim (TIMS3), Locaweb (LWSA3) e Hapvida (HAPV3).

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Top 5 mínimas do índice: Braskem (BRKM5), Iguatemi (IGTI11), Alpargatas (ALPA4), Rede D’Or (RDOR3) e Banco Pan (BPAN4).

Como resultado, o Ibovespa caiu 0,52% aos 106.373 pontos, com um volume financeiro negociado de R$ 11,553 bilhões.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros e agenda local de indicadores

Leia também:

Dólar avança a R$ 5,52 superando a baixa liquidez em dia de feriado nos EUA

Assembleia de acionistas da BRF aprova a realização do follow-on; ações caem na B3

Após pressão da Câmara, Pacheco coloca PL dos combustíveis na pauta de fevereiro


Sobre o autor