Ações

Ibovespa fecha em queda após sessão volátil e de ajuste nas ações

Por Fast Trade
30 junho 2020 - 19:00 | Atualizado em 01 julho 2020 - 07:00

O Ibovespa encerrou em queda nesta terça-feira (30), após fazer uma sessão volátil, que refletiu o amplo ajuste nas carteiras de ações.

No mês, o índice geral registrou ganhos de 8,76%, contudo, no semestre, houve uma desvalorização de 17,8%, resultante da explosão de casos de Covid-19.

Nesse sentido, essa perda semestral foi a maior desde 2015, quando a B3 desabou 18,3% frente às especulações do processo de impeachment que destituiu da presidência Dilma Rousseff.

Enquanto isso, no exterior, os investidores ficaram entusiasmados após o índice de confiança do consumidor nos Estados Unidos avançar para 98,1 pontos em junho, depois de registrar 85,9 pontos em maio.

Este dado apresenta uma forte correlação inversa com a taxa de desemprego no longo prazo, demonstrando que a recuperação da atividade do país pode acontecer mais rápido do que o previsto.

Em Wall Street, o Dow Jones subiu 0,85%, o S&P 500 avançou 1,54% e o Nasdaq Composto saltou 1,87%.

Outro fator de peso foram os Índices de Gerentes de Compras (PMI) do setor de serviços e manufatura da China, que mostraram expansão das atividades ao reportar a leitura de 54,4 e 50,4 pontos, respectivamente.

Ainda assim, prevaleceram os temores em torno do coronavírus, sobretudo, após o presidente da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, dizer que a pandemia está longe de terminar e que “o pior ainda está por vir”.

Também ficou no radar, a lei de segurança nacional para Hong Kong, aprovada pelo parlamento chinês, que restringe a autonomia do território.

Dessa forma, potencialmente, o fato pode agravar as tensões entre EUA e China, pois, se trata de um assunto de grande divergência entre os países.

Expectativas pela vacina, noticiário político e mercado de ações

Na manhã de hoje, a empresa de biotecnologia farmacêutica Inovio divulgou um resultado preliminar positivo dos testes clínicos feitos com a vacina INO-4800, segundo informou o Valor Investe.

Assim, na fase 1 dos testes, aproximadamente 94% dos participantes apresentaram respostas imunes na sexta semana após tomar duas doses da vacina.

A companhia informou que foram utilizados 40 voluntários sadios, que, depois de oito semanas submetidos ao tratamento, não apresentaram nenhum efeito colateral.

No noticiário político, os partidos do Centrão estão negociando o apoio ao adiamento às eleições municipais em troca de mais recursos para as prefeituras.

Dessa forma, os parlamentares contam com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, que tem se mantido longe dos holofotes desde a prisão de Fabrício Queiroz.

Na B3, o mercado local oscilou entre altas e baixas ao longo do dia, mas se firmou em baixa, sofrendo forte pressão das principais blue chips do setor bancário e das mudanças de posicionamento em ações.

As companhias IRB Brasil (IRBR3), Embraer (EMBR3), Itáu Unibanco (ITUB3), Banco do Brasil (BBAS3) e Santander (SANB11) lideraram as perdas do dia.

Em contrapartida, as empresas Totvs (TOTS3), Tim (TIMP3), Gerdau Metalúrgica (GOAU4), Qualicorp (QUAL3) e Ultrapar (UGPA3) anotaram as máximas.

Como resultado, a Bolsa brasileira caiu 0,71% na faixa de 95.055 pontos, com um volume financeiro de R$21,450 bilhões.

Ibovespa fecha em queda após sessão volátil e de ajuste nas ações

Fique por dentro das últimas notícias do mercado financeiro:

Dólar fecha a R$5,44 e acumula alta de 35,5% no semestre

Preços do petróleo voltam a cair, com temores relativos à oferta da commodity

Incerteza da economia recua pela segunda vez consecutiva


Sobre o autor