Ações

Ibovespa fecha em leve queda com pressão das commodities e temores sobre a recessão

Por Fast Trade
22 junho 2022 - 19:08 | Atualizado em 23 junho 2022 - 07:15
Créditos: shutterstock.com

O Ibovespa encerrou em leve queda nesta quarta-feira (22), pressionado pelo declínio das commodities e pelos temores de uma recessão econômica. O índice geral voltou a registrar uma variação moderada, com viés negativo e em sintonia com a tônica internacional.

No radar, as declarações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, repercutiram durante o pregão. Em um depoimento ao Senado, o executivo confirmou que existe uma possibilidade de o país entrar em recessão, o que seria uma consequência do aumento acelerado nos juros.

No entanto, ele assegurou que este não é o objetivo do Fed, embora todos os dirigentes reconheçam que aumentar a taxa básica é um dos fatores que ajudarão a conter a inflação. Powell explicou que a instituição está comprometida em restaurar a estabilidade nos preços neste novo contexto macroeconômico.

+ Inscreva-se para a segunda edição do Invest Day!

Mas, para isso, o chairman afirmou que será necessário que os juros estejam em um território considerado neutro, apesar de a economia do país estar bem posicionada para lidar com uma diretriz de política monetária mais agressiva.

Os investidores interpretaram estas palavras como um sinal de que o Fed pode promover um ciclo de aperto mais longo do que o previsto. Em Wall Street, o Dow Jones recuou 0,15%, o S&P 500 caiu 0,13% e o Nasdaq declinou 0,15%.

Por outro lado, o presidente americano, Joe Biden, solicitou ao Congresso a redução dos impostos federais que incidem sobre os combustíveis derivados do petróleo. Com efeito, os contratos futuros da commodity passaram por uma correção nos preços.

Destaques corporativos

Na B3, as ações da IRB Brasil (IRBR3) lideraram as perdas deste pregão reagindo à divulgação do prejuízo contabilizado em maio deste ano. Ademais, as empresas do setor de petróleo, como Petrobras (PETR3/PETR4) e PetroRio (PRIO3) também ficaram negativas, acompanhando a queda da commodity. Assim

Em contrapartida, as ações da Eletrobras (ELET3/ELET6) registraram ganhos de 1% e 2%, apoiadas pelo otimismo com a privatização. As companhias Localiza (RENT3) e Unidas (LCAM3) também avançaram após o Cade aprovar a Brookfield como a compradora de parte dos ativos provenientes da fusão. Assim

+ Ebook Dólar e Mini Dólar: Baixe agora!

Top 5 máximas do índice: Méliuz (CASH3), BTG Pactual (BPAC11), BRF (BRFS3), Minerva (BEEF3) e Natura (NTCO3).

Top 5 mínimas do índice: IRB Brasil (IRBR3), 3R Petroleum (RRRP3), SLC Agrícola (SLCE3), PetroRio (PRIO3) e CSN (CSNA3).

Como resultado, o Ibovespa recuou 0,16% aos 99.522 pontos, registrando um volume financeiro de R$ 18,618 bilhões.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram!

Ibovespa fecha em leve queda com pressão das commodities e temores sobre a recessão

Leia também:

Dólar avança a R$ 5,17 com depoimento de Powell e cenário de riscos no radar

Setor de shoppings centers se recupera com apoio da alta nos aluguéis e da inflação


Sobre o autor