Ações

Ibovespa fecha em alta de olho na reabertura das economias

Por Fast Trade
20 maio 2020 - 18:51 | Atualizado em 21 maio 2020 - 07:31
Impactos do coronavírus

O Ibovespa encerrou em alta nesta quarta-feira (20), refletindo o otimismo com a reabertura das economias na Europa e nos Estados Unidos.

Nesse sentido, os investidores renovaram o apetite ao risco após a constatação de que o coronavírus perdeu força em locais onde o surto estava latente.

Países como Itália, França e Espanha começaram a liberar o funcionamento de bares, restaurantes e academias, desde que tomadas as medidas de prevenção.

Da mesma forma, em alguns estados americanos, o governo autorizou a retomada de atividades não essenciais, permitindo a volta ao trabalho nas empresas.

Nesse contexto, outro fator que também animou o mercado foi o resultado positivo da companhia de materiais de construção, Lowe’s.

Em meio à pandemia e à forte recessão nos EUA, o desempenho corporativo se tornou um dado relevante para avaliar a resiliência de determinados setores.

Contudo, os ganhos da sessão foram limitados pela divulgação da ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve.

No documento, os dirigentes demonstraram preocupação com os efeitos do Covid-19 na economia norte-americana e ressaltaram o cenário de riscos e incertezas no médio prazo.

Além disso, os integrantes asseguraram que a instituição utilizará todos as ferramentas disponíveis para amparar o ambiente macroeconômico no período de recessão.

Em Wall Street, o Dow Jones subiu 1,52%, o S&P 500 avançou 1,67% e o Nasdaq Composto saltou 2,08%.

Protocolo de uso da cloroquina e avanço da Covid-19 no Brasil

Na manhã de hoje, o governo divulgou um protocolo que autoriza o SUS a administrar a cloroquina em todos os casos de Covid-19.

Dessa forma, até mesmo os pacientes com sintomas mais leves podem tomar o medicamento, desde que, expressamente o autorizem.

Após a publicação, muitas associações de renome na comunidade científica fizeram críticas ao governo, condenando o protocolo, já que, não há evidência que comprovem a eficácia da cloroquina contra o vírus e há uma série de efeitos colaterais observados.

Digno de nota, o Brasil registrou um novo recorde de mortes diárias por coronavírus, reportando 1.179 óbitos confirmados ontem.

Ao todo, já são 18.130 mortes e 275.382 pessoas que testaram positivo, sem contar com a subnotificação absurda em determinadas regiões do país.

Em dia de feriadão antecipado em São Paulo, a B3 funcionou normalmente, oferecendo os serviços de registro, negociações, custódia, compensação e liquidação de operações.

No mercado de ações, as companhias Azul (AZUL4), Gol (GOLL4), IRB Brasil (IRBR3), CVC (CVCB3) e Ecorodovias (ECOR3) lideraram os ganhos da sessão.

Como resultado, a Bolsa brasileira avançou 0,72% na faixa de 81.324 pontos, com um volume financeiro de R$18,266 bilhões.

Ibovespa fecha em alta de olho na reabertura das economias

Acompanhe as últimas notícias do mercado financeiro:

Dólar fecha a R$5,68 com exterior, apesar da ata do Fed

Rali do petróleo continua e commodity fecha em alta após dados sobre estoques nos EUA

Governo vai ‘comprar um pedaço’ das aéreas, ‘vender’ e ainda ‘ganhar dinheiro’, diz Guedes


Sobre o autor