Ações

Ibovespa fecha em alta de 1,84% com inflação dos EUA e Livro Bege no radar

Por Fast Trade
12 janeiro 2022 - 19:12 | Atualizado em 13 janeiro 2022 - 06:29
Mercado de capitais é a grande oportunidade do Brasil

O Ibovespa fechou em alta nesta quarta-feira (12), repercutindo os dados de inflação nos EUA e a divulgação do Livro Bege do Federal Reserve. Sem catalisadores em âmbito local, o índice geral absorveu o viés externo, conseguindo zerar as perdas contabilizadas neste início de ano.

No radar, os investidores reagiram ao Índice de Preços ao Consumidor americano (CPI), que fechou 2021 em 7%, na maior taxa em quase 40 anos. Em dezembro, o indicador avançou 0,5% e o seu núcleo – que exclui itens voláteis como alimentos e energia – teve alta de 0,6%, ligeiramente acima do previsto.

Com o resultado dentro de um intervalo já estimado pelos especialistas, as Bolsas internacionais ganharam força, renovando o apetite aos ativos de risco. Em Wall Street, o Dow Jones subiu 0,11%, o S&P 500 avançou 0,28% e o Nasdaq Composto saltou 0,23%.

+ Derivativos: o guia definitivo para começar a investir

Além disso, o Livro Bege divulgado agora à tarde não trouxe novidades em relação à economia americana e às projeções dos dirigentes do Banco Central. Isto porque, o documento reconheceu que existem pressões de custo nas empresas, levando ao aumento de salários, o que acaba contribuindo com a inflação.

No entanto, especialistas afirmaram que toda esta conjuntura já está precificada nos ativos, inclusive, com o possível aumento dos juros já no mês de março.

Enquanto isso, no Brasil, as eleições presidenciais ficaram em evidência após a publicação da primeira pesquisa do ano sobre intenções de votos registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso a disputa ocorresse hoje, o ex-presidente Lula (PT) venceria o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) com uma boa diferença.

Destaques Corporativos

Na B3, as ações da Multiplan (MULT3) fecharam com valorização após a empresa divulgar sua prévia operacional mais forte, mostrando a recuperação das vendas ao nível pré-pandemia. Desse modo

Em contrapartida, o setor bancário recuou em bloco, digerindo os dados de inflação dos EUA. A exceção foi o Banco do Brasil (BBAS3), que subiu 0,97%.

Top 5 máximas do índice: Iguatemi (IGTI11), Magazine Luiza (MGLU3), Multiplan (MULT3), Lojas Renner (LREN3) e BR Malls (BRML3).

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Top 5 mínimas do índice: Locaweb (LWSA3), Banco Inter (BIDI11), Santander (SANB11), Cielo (CIEL3) e Embraer (EMBR3).

Como resultado, o Ibovespa subiu 1,84% aos 105.685 pontos, com um volume financeiro negociado de R$ 23,635 bilhões.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Ibovespa fecha em alta de 1,84% com inflação dos EUA e Livro Bege no radar

Leia mais:

Dólar tem pregão de baixa após inflação dos EUA vir dentro do previsto

Suzano aumenta em US$ 50 o preço da celulose vendida aos mercados asiáticos

BTG prevê recuperação na demanda por voos e recomenda a compra das ações da Azul


Sobre o autor