AçõesHome

Ibovespa fecha em alta de 0,44% com 84.219 pontos, Dólar em queda R$3,71 e DI Futuro estável

Por Fast Trade
19 outubro 2018 - 18:20
Abertura desta quinta-feira

Apesar de sentir os efeitos da instabilidade externa durante a sessão de ontem, a Ibovespa volta a subir nessa sexta-feira (19), refletindo o otimismo do cenário doméstico em relação às eleições presidenciais. Ás 17h47 (horário de Brasília), já no after market, a Bolsa brasileira registrava alta de 0,44% aos 84.219 pontos, avançando em torno de 1,57%, em sua terceira semana consecutiva de ganhos. O dólar comercial fechou em queda na sequência de cinco semanas, com uma baixa de 0,28%, cotado a R$3,71, acumulando na semana uma desvalorização de 1,7%.

Impulsionadas pelos bons ventos de Wall Street, as estatais tiveram um dia de ganhos, operando com valorização. No mesmo horário, a Petrobras (PETR3) registrava um aumento de 1,01%, Eletrobras (ELET3) avançava 5,60% e Banco do Brasil (BBAS3) tinha alta de 0,56%. A DI para agosto/2019 saltou 0,14%, fechando a 7,15% e a DI para dezembro/2022 recuou 0,72%, fechando a 9,6%.

Repercussão

O mercado acompanha atentamente as repercussões sobre a denúncia de suposta prática de caixa 2 na campanha do candidato Jair Bolsonaro (PSL), divulgada pela Folha de São Paulo na manhã de ontem (18). A reportagem mostrou que empresas estariam comprando pacotes de disparo em massa de mensagens no WhatsApp, para divulgar mensagens contra o PT e favoráveis ao candidato do PSL.

Especialistas em direito eleitoral afirmam se for comprovado que o capitão foi beneficiado com apoio ilegal de empresários, ele poderá ser punido por abuso de poder econômico que desequilibrou que tornou a disputa desequilibrada. Nesse caso, o titular e o vice da chapa terão que responder pelo ocorrido. O PT já protocolou pedido de investigação judicial no TSE e aguarda retorno sobre os próximos procedimentos.

Internacional

As Bolsas europeias encerraram o pregão dessa sexta-feira (19) com leve estabilidade, mantendo um percentual pequeno de ganhos no acumulado da semana. Os investidores continuam receosos devido aos resultados empresariais que apresentaram margens aquém do esperado e pelo baixo crescimento do bloco econômico. Em acréscimo, o Stoxx 600, índice que mede o comportamento de determinado conjunto de ações na Europa, fechou registrando uma variação negativa de 0,12%.

Leia também:

Repercussão de Datafolha faz Ibovespa subir e Dólar retomar trajetória de queda

Em meio a denúncias de fraude eleitoral, Bolsonaro lidera com 59% e Taurus salta 284,62% só em outubro


Sobre o autor