Economia

Ibovespa está excessivamente descontado, mas ainda não há sinais de melhora

Por Fast Trade
16 maio 2022 - 07:05 | Atualizado em 16 maio 2022 - 08:40
tensão institucional após manifestações

Segundo economistas e outros especialistas do mercado, o Ibovespa está excessivamente descontado, mas no curto prazo, não há sinais de melhora nas ações nacionais.

De acordo com equipe de estratégia da BTG Pactual, a relação entre preços e lucros para os próximos 12 meses está em 7,3 vezes. Ou seja, nível próximo ao encontrado no auge da crise política em 2016. Quando Petrobras e Vale são retiradas da análise, o índice fica em 9,1 vezes, nível próximo ao registrado durante a crise global de 2008.

O banco afirma que o desconto das ações brasileiras na virada do ano impulsionaram os investimentos estrangeiros enquanto os fundos nacionais ainda sofriam com resgates. Contudo agora o cenário global mudou, como pode ser observado no S&P 500 e essa fonte de entrada não existe mais.

+ Aprenda a desenvolver a disciplina nas operações!

Para Guto Leite, gestor de renda variável da Western Asset, ainda não há sinal claro de recuperação no curto prazo. A inflação persiste e a tendência é de aumento da taxa de juros. 

“Por outro lado, a gente respeita muito o valuation. Não vemos condições de abrir uma posição vendida em bolsa hoje ou ficar muito ‘underweight’, já que não há no nosso radar uma grande rodada de revisões negativas de lucros”, afirmou.

Mais opiniões

Jorge Oliveira, gestor da BlueLine, foi além e analisou a perspectiva de lucro das empresas listadas na B3 por setor. De acordo com ele, há espaço para revisões negativas nas expectativas de desempenho das companhias.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader!

“Analistas esperam, por exemplo, que o lucro do setor de healthcare [saúde] suba, em média, 70% em 2022 e 40% em 2023%. Ou que o segmento de bens de capital avance 50% este ano e mais 22% nos 12 meses seguintes. Com os juros subindo e possivelmente afetando a atividade no segundo semestre, é difícil”, disse Oliveira.

O BTG acredita que o Ibovespa deve chegar aos 132 mil pontos no final deste ano. Já o Western aposta em 134 mil pontos em 2022, com uma expansão de múltiplos das ações locais de 7 vezes para cerca de 9 vezes. “Não parece ser uma premissa homérica olhando para a história”, disse o gestor da casa.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram!

Ibovespa está excessivamente descontado, mas ainda não há sinais de melhora

Leia também:

Ibovespa avança à faixa de 106 mil e fecha a semana com valorização de 1,7%


Sobre o autor