Ações

Ibovespa dispara com “união” entre governo e Congresso

Por Fast Trade
21 maio 2020 - 12:55 | Atualizado em 21 maio 2020 - 16:01

O Ibovespa opera em forte alta nesta quinta-feira (21), reagindo aos sinais de “união” entre o governo e o Congresso.  

Durante uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro e os governadores, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou que não há divisão entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Além disso, ele destacou que o objetivo da teleconferência é dirimir quaisquer desentendimentos entre as instâncias estaduais e federais, porque, após a pandemia, o país estará muito mais desigual e é preciso responsabilidade para lidar essa nova situação.

No mesmo sentido, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, defendeu o trabalho conjunto de todos os poderes para enfrentar a realidade pós-crise.

Maia também enfatizou que essa nova fase brasileira exigirá um aprofundamento da agenda de reformas, sobretudo a tributária, que deverá abranger todos os impostos.

Diante disso, os investidores renovaram o apetite aos ativos de risco, dando continuidade ao rali de valorização observado nos últimos dias.

Em contrapartida, o mercado continuava cauteloso, à espera da decisão do ministro do STF, Celso de Mello, sobre a divulgação do vídeo da reunião ministerial.

Digno de nota, essa gravação foi apresentada pelo ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, como prova de que Bolsonaro teria tentado interferir na Polícia Federal.

Desse modo, segundo as argumentações de Moro, o presidente tentou trocar a superintendência do Rio de Janeiro para paralisar as investigações contra seus filhos.

Na B3, as companhias Cyrela (CYRE3), BTG Pactual (BPAC11), Hering (HGTX3), CCR (CCRO3) e Sulamérica (SULA11) lideravam os ganhos do momento.

Ás 12h55 (horário de Brasília), a Bolsa brasileira subia 1,36%, aos 82.429 pontos, com um volume financeiro de R$10,046 bilhões.

Tensões EUA-China e cenário internacional

Na noite de ontem, Donald Trump voltou a acusar a China de negligenciar o coronavírus e deixar que ele se espalhasse por diversos países.

“Foi a incompetência da China, e nada mais, que causou esse massacre em todo o mundo” – escreveu o presidente americano em seu Twitter.

Adicionalmente, o Senado dos EUA aprovou um projeto que poderá impedir que determinadas empresas chinesas sejam listadas nas Bolsas de valores do Nova York.

Também ficou no radar, o número de pedidos de auxílio desemprego ao governo americano foi de 2,44 milhões na semana passada.

Embora tenha o número tenha vindo em linha com as projeções dos economistas, o indicador sinalizou que o cenário macroeconômico ainda está fragilizado.

Ibovespa dispara com “união” entre governo e Congresso

Fique por dentro das últimas notícias do mercado financeiro:

Dólar cai 1,86% com falas de Campos Neto e cenário político

Autonomia do Banco Central pode ser pautada na Câmara

Bolsonaro debate economia com governadores e mais destaques do dia

Dólar pode chegar a R$6,20 no curto prazo, diz Credit Suisse


Sobre o autor