Ações

Ibovespa deve romper os 130 mil pontos em 2021, mostra pesquisa do BofA

Por Fast Trade
16 dezembro 2020 - 08:00 | Atualizado em 16 dezembro 2020 - 08:30
saldo positivo do Ibovespa

O otimismo dos investidores em relação ao mercado de ações tem impulsionado o Ibovespa, o principal índice acionário da B3. Ontem, inclusive, o Ibovespa avançou aos 116 mil e zerou as perdas do ano seguindo o otimismo externo.

Com isso, o índice agora marca uma ligeira alta de 0,4% em 2020 e se aproxima do seu topo histórico (119.530 pontos). De acordo com uma pesquisa do Bank of America (BofA), esse otimismo dos investidores já voltou a patamares semelhantes aos de 2019.

O levantamento, realizado junto a gestores de recursos da América Latina, trouxe perspectivas para o Ibovespa. Em primeiro lugar, todos os entrevistados acreditam que o Ibovespa vai se manter acima dos 110 mil pontos até o final de 2020.

Do total, 54% dos gestores esperam que o índice romperá a marca dos 130 mil pontos já no próximo ano.

Baixe gratuitamente: Guia de A a Z de como se tornar um trader!

O sobe e desce do Ibovespa

Ontem (15), os grandes destaques do pregão ficaram para VALE3, CSNA3, USIM5 e GGBR4, acompanhando o salto dos preços do minério de ferro. Assim também, a Petrobras ON refletiu a alta do preço do petróleo e performou bem.

Nesse sentido, a pesquisa realizada pelo BofA mostrou que a alocação dos recursos está concentrada principalmente em ações cíclicas.

Isso significa que o investidor está mais dedicado aos ativos que se beneficiam da retomada econômica, uma vez que a cotação desse tipo de ativo varia conforme os ciclos econômicos.

Assim sendo, o levantamento indicou que boa parte dos gestores da América Latina trabalham com posição acima da média no setor de consumo discricionário, financeiro e matérias primas, de acordo com o Valor

Além disso, é perceptível – de acordo com os analistas – que os investidores estão assumindo mais riscos, fato que reflete no Ibovespa.

O volume de caixa nas carteiras, por exemplo, está abaixo da média histórica, de 4%.

Ao mesmo tempo, o número de investidores que afirma estar assumindo mais riscos que o normal passou de 29% para 38% na comparação mensal.

Desse modo, a estimativa é pela continuidade nessa toada mais favorável a ativos de risco, afinal, 43% dos entrevistados planeja aumentar a alocação em renda variável, segundo reportagem do Valor.

Baixe agora: Guia completo de como ter sucesso nas operações de day trade

Covid-19

Em meados de fevereiro (19), o Ibovespa avançou 1,34% e acumulava alta de 0,75% no ano. Pouco após essa marca, o índice passou a refletir – e ser pressionado – pelo noticiário em torno da pandemia de covid-19.

Atualmente, o cenário é bem mais favorável do que meses atrás, afinal, parte das notícias se concentram no desenvolvimento de vacinas. Embora os temores ainda sejam relevantes, os participantes da pesquisa do BofA estão um pouco menos preocupados.

Desse modo, os gestores que encaram a pandemia como o maior risco de cauda para a região recuou de 49% para 27%. Só para exemplificar, o receio quanto a covid-19 passou a se equiparar, por exemplo, aos riscos ligados à China.

Baixe agora: Derivativos – O guia definitivo para começar a investir

Otimismo impulsiona Ibovespa

Na esteira das boas perspectivas para o Ibovespa, o levantamento mostrou que o otimismo no mercado se estendeu para o câmbio. Entre os entrevistados, apenas 12% projetam atualmente que as moedas fortes tenham um desempenho superior nos próximos seis meses

Por outro lado, quase 70% estimam que o dólar findará 2021 abaixo da projeção de R$ 5,10. Assim sendo, a estimativa é de forte desempenho do real no período, seguido pelo peso mexicano.

Atrelado a isso, os gestores também indicaram menos preocupação com a inflação no Brasil. Nesse sentido, a pesquisa mostrou que as pressões inflacionárias passaram a ser encaradas como temporárias para boa parte dos gestores.

Acompanhe o desempenho do Ibovespa.

Baixe gratuitamente: Dólar e Mini dólar – Desvendando este mercado

Quer ficar informado de todas as novidades sobre as técnicas e estratégias aplicadas ao day trade? Participe Do Canal do Fast Trade no Telegramhttps://t.me/plataformafasttrade.f

Baixe agora: Guia completo de como ter sucesso nas operações de day trade


Sobre o autor