Ações

Ibovespa desvia de NY e registra leva queda com Petrobras e ruídos políticos

Por Fast Trade
21 junho 2022 - 18:59 | Atualizado em 22 junho 2022 - 07:00

O Ibovespa registrou leve queda nesta terça-feira (21), pressionado pelo declínio nas ações da Petrobras e pelos ruídos políticos em Brasília. Depois de oscilar em alta a maior parte do dia, o índice geral cedeu à pressão das blue chips do setor bancário e fechou em território negativo.

No radar, a divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) elevou o clima de tensão. Segundo o documento, o Banco Central pretende manter os juros em níveis elevados por um período prolongado. O intuito é fazer a inflação convergir com a meta em um horizonte mais amplo, e não mais em 2023.

+ Topos e Fundos de referência: Aprenda a utilizá-los em suas operações!

Diante disso, diferentes casas de análise revisaram suas projeções, estimando uma Selic final maior e a extensão do ciclo de aperto monetário. Ademais, a situação da Petrobras também ficou no centro das discussões, com a situação dos preços dos combustíveis ainda em debate no Congresso Nacional.

Enquanto isso, nos EUA, a volta do feriado foi de ganhos para as Bolsas de Nova York, em uma sessão de recuperação dos ativos de risco. Depois de contabilizar forte desvalorização na semana passada, os investidores estão se ajustando à nova realidade de juros mais altos no país.

Ao mesmo tempo, repercutiu de forma positiva a desaceleração das vendas de casas usadas em maio. O indicador caiu de 5,6 milhões para 5,41 milhões, mostrando uma leve contração no mercado imobiliário americano. Em Wall Street, o Dow Jones subiu 2,15%, o S&P 500 avançou 2,45% e o Nasdaq saltou 2,51%.

Destaques corporativos

Na B3, as ações da Petrobras (PETR3/PETR4) foram um destaque negativo neste pregão. Devido às preocupações com possíveis ingerências do governo na companhia, os investidores adotaram uma postura de cautela, sobretudo, após a renúncia do atual CEO.

Da mesma forma, os papéis do Banco do Brasil (BBAS3) registraram perdas de quase 4%, em um dia de desvalorização em quase todas as instituições do setor bancário. A ata do Copom também foi um golpe duro para as empresas do varejo, já que os juros elevados afetam o consumo.

+ Guia de A a Z de como se tornar um Trader: Baixe agora!

Top 5 máximas do índice: Qualicorp (QUAL3), Weg (WEGE3), IRB Brasil (IRBR3), Natura (NTCO3) e Totvs (TOTS3).

Top 5 mínimas do índice: Cogna (COGN3), Banco do Brasil (BBAS3), CPFL Energia (CPFE3), Yduqs (YDUQ3) e Lojas Renner (LREN3).

Como resultado, o Ibovespa recuou 0,17% aos 99.684 pontos, registrando um volume financeiro de R$ 18,330 bilhões.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram!

Ibovespa desvia de NY e registra leva queda com Petrobras e ruídos políticos

Leia também:

Dólar cai a R$ 5,15 refletindo a melhora do apetite ao risco global e a ata do Copom

Segundo a StoneX, o Brasil deve elevar a produção de biodiesel para 10,2 bilhões de litros


Sobre o autor