Ações

Ibovespa desvia de NY e avança aos 111 mil com decisão do Federal Reserve

Por Fast Trade
26 janeiro 2022 - 19:24 | Atualizado em 27 janeiro 2022 - 06:15
Alliar
Créditos: shutterstock.com

O Ibovespa fechou em alta nesta quarta-feira (26), avançando aos 111 mil pontos, impulsionado pela decisão de juros do Federal Reserve. O índice geral ganhou força após a divulgação do comunicado da instituição, mas desacelerou com as falas mais duras do presidente da instituição, Jerome Powell.

A entrevista coletiva do chairman assustou o mercado após ele afirmar que há espaço para aumentar os juros em todas as reuniões de política monetária de 2022. Embora o Fed tenha mantido a taxa no patamar entre 0% e 0,25%, o comunicado deixou claro que o ciclo de aperto começará em breve.

Além disso, Powell explicou que o comitê pode acelerar o ritmo de redução do balanço patrimonial, avançando conforme a demanda das novas diretrizes. Ele também colocou em dúvida qual será a amplitude do aumento dos juros, alegando que a expansão desta vez pode ser diferente.

+ Calendário do Trader 2022: Baixe agora!

Em reação, houve uma fuga de capital dos mercados acionários e as Bolsas de Nova York fizeram mais um dia de perdas. Em Wall Street, o Dow Jones caiu 0,38%, o S&P 500 recuou 0,15% e o Nasdaq Composto teve variação positiva de 0,02%.

Em outro front, também ganhou destaque a escalada de tensões entre a Rússia e a Ucrânia, que desencadeou um novo rali nos preços do petróleo. Isto porque, os níveis de oferta já estavam apertados antes deste impasse e podem adicionar volatilidade ao mercado, sobretudo, se houver um conflito armado entre os países.

Ao mesmo tempo, no Brasil, é grande a repercussão à leitura do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo base 15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação oficial. O dado avançou 0,58% entre dezembro e janeiro, superando o consenso dos analistas para o período.

Destaques Corporativos

Na B3, as ações da Petz (PETZ3) subiram 7,33% após a empresa anunciar a aquisição da Petix, uma empresa com forte know-how na indústria de tapetes higiênicos.

Da mesma forma, as ações da Petrobras (PETR3/PETR4), que possuem grande peso no índice, avançaram quase 3% acompanhando a valorização nos preços do petróleo.

Top 5 máximas do índice: Soma (SOMA3), Petz (PETZ3), Méliuz (CASH3), JHSF (JHSF3) e Dexco (DXCO3).

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Top 5 mínimas do índice: Braskem (BRKM5), Americanas (AMER3), JBS (JBSS3), Marfrig (MRFG3) e Tim (TIMS3).

Como resultado, o Ibovespa subiu 0,22% aos 111.289 pontos, com um volume financeiro negociado de R$ 29,359 bilhões.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Ibovespa desvia de NY e avança aos 111 mil com decisão do Federal Reserve

Leia também:

Dólar inverte o sinal no finalzinho do pregão digerindo o discurso de Powell

Fed mantém os juros no atual patamar, mas sinaliza aumento da taxa em breve

BofA e Citi recomendam ações da Infracommerce apostando no viés de crescimento


Sobre o autor