Ações

Ibovespa descola de NY e sobe reagindo à demanda estrangeira por ações

Por Fast Trade
14 fevereiro 2022 - 19:20 | Atualizado em 15 fevereiro 2022 - 05:35
traders mais famosos

O Ibovespa fechou em alta nesta segunda-feira (14), reagindo à demanda estrangeira por ações, depois de oscilar entre perdas e ganhos boa parte do dia. Descolando do viés negativo das Bolsas de Nova York, o índice geral ganhou força com as empresas dos setores bancário e de consumo.

Nesse sentido, o elevado fluxo de capital externo, novamente, contribuiu com o movimento de valorização dos ativos nacionais. Nem mesmo as projeções de aumento na inflação trazidas pelo Boletim Focus conseguiram contaminar as perspectivas de otimismo dos investidores.

Divulgado hoje, o relatório elaborado pelo Banco Central mostrou uma revisão nas estimativas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2022, que subiram de 5,44% para 5,50%. O documento também elevou as previsões para a Selic, que deve encerrar o ano na faixa de 12,25%.

Contexto Internacional

O petróleo, assim como diversos outros itens de commodities, avançaram de olho na situação geopolítica na Ucrânia, sobretudo, após o fracasso das últimas negociações entre os EUA e a Rússia.

Isto porque, no final de semana, o líder russo Vladimir Putin e o presidente americano, Joe Biden, conversaram por telefone sobre as tensões na fronteira ucraniana. Segundo um funcionário de alto escalão na Casa Branca, Biden teria feito um alerta sobre as consequências de uma invasão ao país vizinho.

Por outro lado, Putin teria reagido, dizendo que a Rússia anunciará, em breve, as ações que serão tomadas em resposta à ofensiva conjunta entre americanos e europeus.

+ Carteira Recomendada de Ações Fevereiro: Baixe agora!

De acordo com a agência de comunicação CNN, os EUA decidiram fechar a embaixada do país em Kiev, capital da Ucrânia, transferindo as operações para a região ocidental como forma de proteção.

Ao mesmo tempo, os investidores repercutiram os comentários dos dirigentes do Federal Reserve sobre a elevação dos juros nos EUA. O presidente da regional de St. Louis, James Bullard, disse que é necessário aumentar a taxa básica em pelo menos 1% até o início de julho deste ano, enquanto o presidente da regional de Richmond, Thomas Barkin, concordou este é momento ideal para alterar a política monetária.

Este cenário de tensões externas e expectativas sobre o aumento da taxa de juros culminaram em mais uma performance ruim dos mercados americanos. Em Wall Street, o Dow Jones caiu 0,50%, o S&P 500 recuou 0,39% e o Nasdaq Composto fechou estável.

Destaques Corporativos

Na B3, as empresas Petrobras (PETR3/PETR4) e 3R Petroleum (RRRP3) registraram perdas, acompanhando o declínio dos contratos futuros de petróleo.

Em contrapartida, as ações do Banco Inter (BIDI11) lideraram os ganhos ao subir 7,84%, aproveitando o movimento positivo das companhias do setor de tecnologia.

Top 5 máximas do índice: Banco Inter (BIDI11), Petz (PETZ3), Hypera (HYPE3), Totvs (TOTS3) e Americanas (AMER3).

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Top 5 mínimas do índice: Petrobras (PETR3), Marfrig (MRFG3), Via (VIIA3), Petrobras (PETR4) e Carrefour (CRFB3).

Como resultado, o Ibovespa subiu 0,29% aos 113.899 pontos, com um volume financeiro negociado de R$ 20,144 bilhões.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Ibovespa descola de NY e sobe reagindo à demanda estrangeira por ações

Leia também:

Dólar cai a R$ 5,21 com juros do Brasil atraindo novos fluxos de recursos 

BofA recomenda ação da Cyrela avaliando como positiva sua mudança de estratégia

Itaú BBA recomenda ações do Mercado Livre e rebaixa rating do setor de varejo


Sobre o autor