Ações

Ibovespa descola de NY e perde 1,18% em um dia de forte correção nas ações

Por Fast Trade
02 fevereiro 2022 - 18:50 | Atualizado em 02 fevereiro 2022 - 20:02
Bolsa

O Ibovespa fechou em queda nesta quarta-feira (02), descolando do otimismo de Nova York ao fazer um pregão de forte correção nas ações. O índice geral cedeu à pressão das companhias do setor de varejo e da Petrobras (PETR3/PETR4), em um movimento de realização de lucros.

Além disso, a temporada de resultados também influenciou os negócios, com os resultados mais fracos do Santander (SANB11) derrubando as cotações dos demais integrantes do setor bancário.

Ao mesmo tempo, a agenda de indicadores ganhou destaque depois de mostrar que a produção industrial do Brasil fechou 2021 contabilizando um avanço de 3,9%. Apesar disso, o desempenho do setor ainda está 0,9% abaixo do nível registrado antes da pandemia, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

+ Calendário do Trader 2022: Baixe agora!

No entanto, este é o primeiro crescimento na indústria após seis meses consecutivos de resultados estáveis ou negativos. Considerando este cenário, os analistas passaram a questionar se esta recuperação será temporária ou se estamos diante de uma reversão de tendência.

Enquanto isso, nos EUA, o setor privado fechou 301 mil postos de trabalho em janeiro, de acordo com informações divulgadas no relatório do Instituto ADP, em parceria com a Moody’s Analytics. O número veio acima das previsões dos especialistas, evidenciando os impactos da variante Ômicron.

Contudo, a leitura dos indicadores permite concluir que a desaceleração do mercado de trabalho é um dos fatores que pode minimizar o tom hawkish do Federal Reserve em relação aos juros. Em Wall Street, o Dow Jones subiu 0,63%, o S&P 500 avançou 0,94% e o Nasdaq Composto saltou 0,50%.

Destaques Corporativos

Na B3, as ações da Vale (VALE3) e das siderúrgicas Usiminas (USIM5), Gerdau (GGBR4) e CSN (CSNA3) avançaram, refletindo a valorização do minério de ferro.

Em contrapartida, as ações da IRB Brasil (IRBR3) recuaram 9% após o Citi avaliar que a reestruturação da empresa será longa e difícil, além de sugerir nova oferta de ações.

Top 5 máximas do índice: Positivo (POSI3), Qualicorp (QUAL3), Cielo (CIEL3), Bradespar (BRAP4) e Rede D’Or (RDOR3).

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Top 5 mínimas do índice: Banco Inter (BIDI11), IRB Brasil (IRBR3), BRF (BRFS3), Banco Pan (BPAN4) e Magazine Luiza (MGLU3).

Como resultado, o Ibovespa caiu 1,18% aos 111.894 pontos, com um volume financeiro negociado de R$ 19,427 bilhões.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Ibovespa descola de NY e perde 1,18% em um dia de forte correção nas ações

Leia também:

Dólar fecha com variação positiva à espera da decisão de juros do Banco Central

Raízen confirma investimentos em outras plantas de E2G já em construção


Sobre o autor