Ações

Ibovespa desaba 3,78% e volta aos 113 mil com tensões entre os poderes

Por Fast Trade
08 setembro 2021 - 18:56 | Atualizado em 09 setembro 2021 - 06:12

O Ibovespa fechou com forte queda nesta quarta-feira (08), voltando à faixa de 113 mil pontos, em reação às tensões entre os poderes da República. Como reflexo das manifestações do dia 7 de setembro, o índice geral registrou perdas em todos os setores, evidenciando o clima de aversão ao risco.

Isto porque, os investidores repercutiram os ataques do presidente Jair Bolsonaro aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. O presidente da Corte, Luiz Fux, também sofreu duras críticas por não apoiar as demandas do Planalto.

“Este ultimato é válido para todos os que estão na praça dos Três Poderes” – ameaçou Bolsonaro durante um discurso aos seus apoiadores. Ele também reiterou que não cumprirá ordens judiciais emitidas pelos magistrados e não aceitará o resultado das eleições se o sistema não mudar.

+ Derivativos: o guia definitivo para começar a investir

Nesse sentido, Fux fez um pronunciamento na abertura dos trabalhos no STF esclarecendo que o não cumprimento das decisões judiciais configura um “crime de responsabilidade” por parte das autoridades. Além disso, ele asseverou que “ninguém fechará o STF”, pois a democracia prevalecerá.

Em contrapartida, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), tentou acalmar os ânimos afirmando que não admitirá questionamentos sobre as decisões já superadas. Ele mencionou a pauta do voto impresso, que foi votada e rejeitada pela Casa, mas que foi citada por Bolsonaro.

Também em reação aos ataques do líder do Executivo, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), anunciou a suspensão de todas as sessões no plenário e nas comissões da casa, interrompendo as discussões, inclusive, dos projetos que interessam ao governo.

Destaques Corporativos

Na B3, apesar do dia negativo, as ações da Localiza (RENT3) saltaram 8,03% após a Superintendência-Geral do Cade recomendar a aprovação da fusão com a Unidas mediante a aplicação de “remédios”.

Da mesma forma, as ações da Suzano (SUZB3) avançaram 1,81% acompanhando a valorização do dólar no câmbio nacional. Como exportadora, a companhia tem suas receitas atreladas à moeda estrangeira.

Top 5 máximas do índice: Localiza (RENT3), Locamérica (LCAM3), Suzano (SUZB3), Qualicorp (QUAL3) e Weg (WEGE3).

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Top 5 mínimas do índice: Méliuz (CASH3), Eletrobras (ELET3), Lojas Americanas (LAME4), Americanas (AMER3) e Via (VIIA3).

Como resultado, o Ibovespa desabou 3,78% aos 113.412 pontos, com um volume financeiro negociado de R$27,388 bilhões.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Ibovespa desaba 3,78% e volta aos 113 mil com tensões entre os poderes

Leia também:

Dólar dispara 2,96% e fecha a R$5,32 refletindo a crise institucional

Agrogalaxy avança em sua estratégia de expansão e adquire 80% da Agrocat

Real tende a se desvalorizar com conflito entre os poderes, diz Wells Fargo


Sobre o autor