Ações

Ibovespa desaba 2,65% e volta aos 119 mil pressionado pela inflação dos EUA

Por Fast Trade
12 maio 2021 - 19:19 | Atualizado em 13 maio 2021 - 07:11
Ibovespa futuro

O Ibovespa fechou em forte queda nesta quarta-feira (12), pressionado pela inflação dos EUA, que subiu acima do previsto pelos economistas.

Divulgado hoje, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) americano avançou 0,8% em abril, contrariando as estimativas de expansão em apenas 0,2%. Nesse sentido, as preocupações com os impactos deste indicador no cenário macroeconômico levaram a uma baixa generalizada nos mercados nas Bolsas de Nova York.

Em Wall Street, o Dow Jones caiu 1,99%, o S&P 500 recuou 2,14% e o Nasdaq Composto declinou 2,67%.

Isto porque, a retomada do crescimento econômico após a liberação do pacote de estímulos pressionou o aumento dos preços, acentuando o receio sobre o potencial aumento nos juros.

Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Por aqui, o dia foi de grandes turbulências na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da pandemia, que contou com o depoimento de Fábio Wajngarten, o ex-secretário de comunicação da presidência. Ele entregou uma carta, na qual, a Pfizer ofereceu antecipadamente a compra de vacinas ao governo brasileiro.

De acordo com Wajngarten, as autoridades deixaram a companhia mais de dois meses sem resposta sobre a demanda pelos imunizantes. Além disso, ele se contradisse ao afirmar que nunca autorizou a elaboração das peças publicitárias contra as vacinas e que foram veiculadas em perfis oficiais.

O ex-secretário também negou que tenha admitido a incompetência do Ministério da Saúde na compra de vacinas em uma entrevista à Veja. No entanto, foi exatamente isso que ele disse em um áudio que foi disponibilizado pelo veículo de imprensa.

Desse modo, houve diversas discussões e o relator Renan Calheiros (MDB) chegou a solicitar a prisão de Wajngarten, porém, o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD) foi contra o estabelecimento da medida.

Destaques Corporativos

Na B3, em meio ao tom negativo, o destaque de alta foi a BR Distribuidora (BRDT3) que avançou mais de 5% após divulgar um crescimento de 100% nos lucros do primeiro trimestre.

Top 5 máximas do índice: BR Distribuidora (BRDT3), IRB Brasil (IRBR3), Ultrapar (UGPA3), Cielo (CIEL3), Suzano (SUZB3).

Guia Completo de como ter sucesso no Day Trade

Top 5 mínimas do índice: Banco Inter (BIDI11), Marfrig (MRFG3), Localiza (RENT3), Iguatemi (IGTA3), Multiplan (MULT3).

Como resultado, a Bolsa brasileira caiu 2,65% aos 119.710 pontos, com um volume financeiro de R$25,731 bilhões.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Ibovespa desaba 2,65% e volta aos 119 mil pressionado pela inflação dos EUA

Leia também:

Dólar dispara a R$5,30 após surpresa com a inflação nos EUA

Petróleo avança 1% com foco no relatório de estoques e na situação da demanda

Carrefour reduz a lucratividade para investir em sua estratégia de expansão


Sobre o autor