Ações

Ibovespa cai com incertezas na vacinação ofuscando o otimismo de NY

Por Fast Trade
20 janeiro 2021 - 20:28 | Atualizado em 21 janeiro 2021 - 08:00
Opep+

O Ibovespa fechou em queda nesta quarta-feira (20), pressionado pelas incertezas na vacinação nacional e pelos ruídos no cenário político.

Desviando do otimismo de Nova York, o índice geral refletiu as turbulências internas, fazendo uma sessão de correção nas blue chips.

Nesse sentido, pesaram as notícias sobre o atraso na produção das vacinas e os rumores de que o governo pode ampliar os gastos públicos.

Inclusive, o presidente do Instituto Butantã, Dimas Covas, disse que era inevitável a volta da classificação “vermelha” em São Paulo.

Baixe agora: Derivativos – O guia definitivo para começar a investir

Isto porque, além da falta de insumos para produzir as vacinas, o ritmo de contágio está mais rápido do que a produção dos medicamentos.

A Fiocruz adiou para março a previsão de entrega das primeiras doses da profilaxia desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com Universidade de Oxford.

Até lá, o governo terá somente as doses da CoronaVac para distribuir à população e, mesmo assim, não é uma quantidade significativa.

Entre receios com a situação e expectativas pela superação da pandemia, os investidores seguem atentos à disputa para as presidências da Câmara e do Senado.

Baixe: Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Lá fora, a posse do presidente dos EUA, Joe Biden, ganhou destaque, sobretudo, após o líder fazer um discurso proclamando a união de todos em seus país.

Em contrapartida, o ex-presidente, Donald Trump, deixou a Casa Branca horas antes da chegada do democrata, e se despediu de maneira pacífica, diferente do habitual.

Nas Bolsas de Nova York, o Dow Jones subiu 0,83%, o S&P 500 avançou 1,39% e o Nasdaq Composto saltou 1,97%.

Decisão do Copom e Destaques Corporativos

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a taxa Selic a 2% ao ano na primeira reunião do ano.

Ao mesmo tempo, a instituição decretou o fim de seu “forward guidance”, justificando que as condições para manter os estímulos deixaram de ser satisfeitas.

Na B3, foram responsáveis pela queda de hoje a Vale (VALE3), a Petrobras (PETR4) e as ações do setor bancário.

Baixe agora: Guia do Investidor Iniciante

Desse modo, o índice geral sofreu o impacto das perdas registradas por Itaú Unibanco (ITUB4), Bradesco (BBDC4) e Banco do Brasil (BBAS3).

Top 5 máximas do índice Ibovespa: B2W Digital (BTOW3), Magazine Luiza (MGLU3), Lojas Americanas, (LAME4), Hering (HGTX3), Via Varejo (VVAR3).

Top 5 mínimas do índice Ibovespa: PetroRio (PRIO3), Embraer (EMBR3), Santander (SANB11), Cemig (CMIG4), Grupo Natura (NTCO3).

Como resultado, a Bolsa brasileira perdeu 0,82% aos 119.646 pontos, com um volume financeiro de R$20,607 bilhões.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre as técnicas e estratégias aplicadas ao day trade? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Ibovespa declina com incertezas na vacinação ofuscando o otimismo de NY

Leia também:

Preços do petróleo voltam a subir refletindo as expectativas de estímulos fiscais

Dólar cai a R$5,31 seguindo o clima de otimismo no exterior

Balanços Corporativos: MGLU3, AZUL4, BTOW3 e mais; confira a agenda de resultados


Sobre o autor