Ações

Ibovespa cai 0,6% com sell-off no exterior e pressão na Vale

Por Fast Trade
16 setembro 2020 - 18:59 | Atualizado em 17 setembro 2020 - 06:58

O Ibovespa fechou em queda nesta quarta-feira (16), reagindo à onda de sell-off no exterior e à pressão vendedora nas ações da Vale (VALE3).

Responsável por 10% do desempenho da carteira teórica do índice geral, a mineradora apurou perdas de 2,30%, mantendo o mercado local em território negativo.

Outro fator que influenciou a baixa do setor siderúrgico foi o recuo nos preços do minério de ferro negociado no Porto de Qingdao, na China.

Baixe agora: Guia completo de como ter sucesso nas operações de day trade

No exterior, as Bolsas americanas passaram por uma forte mudança de tendência no final do pregão, com as empresas de tecnologia sofrendo com mais uma enxurrada de vendas.

Em Wall Street, o Dow Jones subiu 0,13%, o S&P 500 caiu 0,46% e o Nasdaq Composto recuou 1,25%.

Nesse sentido, as gigantes Apple, Facebook, Amazon e Netflix anotaram queda superior a 3%, levando o Nasdaq a fechar nas mínimas do dia.

Também ficou no radar, a decisão de política monetária do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve, que manteve a taxa básica de juros dos EUA no intervalo entre 0% e 0,25% ao ano.

Baixe agora: Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Além disso, a instituição se comprometeu a deixar os juros próximos de zero pelo menos até o final de 2023, ou quando houver uma melhora significativa na economia.

Segundo o comunicado da instituição, o objetivo será “manter essa política monetária até que as expectativas de inflação permaneçam ancoradas em 2%”.

Acima de tudo, o Fed pretende assegurar que as taxas permaneçam em níveis estimulativos, mesmo se o cenário macroeconômico passar por períodos de forte deterioração.

Próximos passos da equipe econômica e principais expoentes na B3

Após o anúncio do fim do Renda Brasil, o ministério da Economia voltou suas atenções à implementação da desoneração da folha de salários.

Segundo uma reportagem do Estado de S. Paulo, a intenção de Paulo Guedes é reduzir o custo das empresas para gerar mais empregos.

No entanto, para conseguir fazer essa redução, será necessário criar uma nova fonte de arrecadação para o governo, que no caso é o imposto sobre transações financeiras.

Baixe gratuitamente: Guia do investidor iniciante

Na B3, as ações da Raia Drogasil (RADL3) fecharam em alta, repercutindo a aprovação dos desdobramentos das ações, de 1 para 5, gerando maior liquidez aos ativos.

Top 5 máximas do índice à vista: CVC (CVCB3), Azul (AZUL4), Gol (GOLL4), Energisa Units (ENGI11), Yduqs (YDUQ3).

Top 5 mínimas do índice à vista: Minerva (BEEF3), JBS (JBSS3), Usiminas (USIM5), CCR (CCRO3), Suzano (SUZB3).

Como resultado, a Bolsa brasileira perdeu 0,62% aos 99.675 pontos, com um volume financeiro de R$17,017 bilhões.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre as técnicas e estratégias aplicadas ao day trade? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Ibovespa cai 0,6% com sell-off no exterior e pressão na Vale

Leia também:

Dólar cai a R$5,23 com decisão de juros do Federal Reserve

Preços do petróleo sobem, impulsionados pela queda nos estoques dos EUA

IGP-10 sobe 4,34% no mês de setembro


Sobre o autor