Ações

Ibovespa avança aos 79 mil com Petrobras e Federal Reserve

Por Fast Trade
09 abril 2020 - 12:35 | Atualizado em 09 abril 2020 - 15:33
Eleições nos EUA e cenário interno devem aumentar a volatilidade do Ibovespa

O Ibovespa opera em forte alta nesta quinta-feira (09), apoiado pelas ações da Petrobras e pelo estímulo financeiro liberado pelo Federal Reserve.

Na manhã de hoje, Banco Central americano anunciou a injeção de US$2,3 trilhões em recursos destinados a empréstimos e financiamentos nos EUA.

O objetivo da instituição é ajudar governos locais e empresas a enfrentarem os impactos do coronavírus, que já contaminou mais de 400 mil pessoas no país.

Diante disso, os principais mercados internacionais ganharam tração, reagindo ao aumento da demanda por risco.

Outro fator que também influenciava as movimentações está relacionado aos pedidos de auxílio-desemprego nos EUA, que novamente contabilizaram alta de 6,606 milhões só semana passada.

O número veio muito acima das expectativas dos economistas, que projetavam apenas 5,5 milhões de solicitações no período.

Enquanto isso, as atenções se concentravam na reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados, que atua como o principal driver do dia.

O assunto presente na discussão será a continuidade da política de cortes na produção do cartel para assegurar um patamar de preços ao barril da commodity, visando fazer frente ao forte declínio da demanda.

Reagindo às expectativas com o resultado da reunião, as ações da Petrobras (PETR3/ PETR4) aceleravam ganhos, precificando a recuperação do petróleo no curto prazo.

Contexto Brasileiro

Por aqui, foi divulgado hoje o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mensurado em março, revelando uma queda de 0,25% para 0,07%.

O indicador foi o mais baixo para o mês desde a implantação do Plano Real, em 1994, mostrando os primeiros impactos do coronavírus na economia do país.

Em meio à inúmeras divergências, o presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento, na noite de ontem, defendendo o uso da cloroquina, mesmo sem dispor de provas científicas de sua eficácia contra a doença.

Na B3, o destaque vai para as companhias Eletrobras (ELET3), CVC (CVCB3), Ecorodovias (ECOR3), BRF (BRFS3) e Hering (HGTX3), que lideravam os ganhos da sessão.

Ás 12h34 (horário de Brasília), a Bolsa brasileira subia 0,88%, aos 79.316 pontos, com um volume financeiro de R$7,348 bilhões.

Fique por dentro das principais notícias do mercado financeiro:

Dólar opera em queda com indicadores no Brasil e nos EUA

Mercados internacionais: Opep+, coronavírus e desemprego

Noticiário corporativo: dividendos, petróleo e prejuízo Aluguel de ações: volume bate recorde em março

Aluguel de ações: volume bate recorde em março


Sobre o autor