Ações

Ibovespa avança aos 124 mil em sessão bastante volátil e apoiada pela Vale

Por Fast Trade
27 maio 2021 - 19:19 | Atualizado em 28 maio 2021 - 07:22
Powell volta a falar no Congresso; varejo pode mover os DIS e outros dados econômicos; Monitor do PIB

O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira (27), avançando ao patamar de 124 mil pontos, após fazer uma sessão bastante volátil.

O índice geral acompanhou o bom humor das Bolsas internacionais, que avançaram em sinal de cautela frente à agenda de indicadores dos EUA.

Em Wall Street, o Dow Jones subiu 0,41%, o S&P 500 avançou 0,12% e o Nasdaq Composto teve uma variação negativa de 0,01%.

Nesse sentido, ficaram em destaque os pedidos de auxílio-desemprego, que somaram 406 na semana passada, vindo ligeiramente abaixo das estimativas dos especialistas.

Ao mesmo tempo, a segunda prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do país registrou um crescimento de 6,4% no primeiro trimestre, também aquém das previsões do mercado. Apesar disso, os analistas continuam acreditando que a recuperação da atividade será forte.

Guia completo para obter sucesso na Bolsa de Valores

Ainda que os números não tenham evidenciado qual é a situação real do país, os investidores ficaram mais ansiosos pelo dado de inflação.

Isto porque, o Federal Reserve divulgará amanhã o Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE).

Por aqui, embora os primeiros movimentos da B3 tenham sinalizado que haveria uma realização de lucros, o desempenho positivo das ações da Vale (VALE3) ofuscou o mau humor. Desse modo, acompanhando os ganhos do minério de ferro negociado na China, a mineradora avançou 0,72%.

No entanto, a taxa de desemprego mensurada pela Pnad Contínua cresceu para 14,7% no primeiro trimestre de 2021, em linha com o consenso Refinitiv.

Mesmo assim, o dado foi o maior da história, e quando comparado ao último trimestre de 2020, evidencia que 880 mil pessoas perderam o emprego no período.

Destaques Corporativos

Na B3, depois de alcançar máximas na véspera, as ações da Azul (AZUL4) recuaram 4,58%, concretizando um movimento chamado consolidação.

Em contrapartida, a Embraer (EMBR3) fechou com valorização de 6,05%, após a nova companhia do fundador da JetBlue, David Neeleman, ser inaugurada com 13 jatos da companhia brasileira.

Top 5 máximas do índice: Yduqs (YDUQ3), Hering (HGTX3), Cogna (COGN3), Embraer (EMBR3), Sulamérica (SULA11).

Guia completo sobre Investimentos em Fundos Multimercados

Top 5 mínimas do índice: Azul (AZUL4), Localiza (RENT3), Fleury (FLRY3), Locamérica (LCAM3), Marfrig (MRFG3).

Como resultado, a Bolsa brasileira subiu 0,30% aos 124.366 pontos, com um volume financeiro de R$36,305 bilhões.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Ibovespa avança aos 124 mil em sessão bastante volátil e apoiada pela Vale

Leia também:

Em dia de forte queda, dólar fecha a R$5,25 com otimismo frente à dinâmica global

Petróleo fecha em alta de olho nas perspectivas para demanda global

Certificação da OIE amplia o acesso da carne brasileira a outros mercados


Sobre o autor