Ações

Ibovespa avança aos 115 mil com temporada de balanços e recuperação das commodities

Por Fast Trade
16 fevereiro 2022 - 19:33 | Atualizado em 17 fevereiro 2022 - 05:43

O Ibovespa fechou em alta nesta quarta-feira (16), avançando ao patamar de 115 mil apoiado pela temporada de balanços e pela recuperação das commodities. Com o desempenho de hoje, o índice geral registrou a maior pontuação desde setembro do ano passado, consolidando o bom momento do mercado local.

No radar, ganhou destaque os resultados corporativos do quarto trimestre com a divulgação dos números das empresas BTG Pactual, Weg, PetroRio, Banrisul, Caixa Seguridade e Carrefour. Nesse sentido, vale destacar que todos os balanços vieram fortes e mostraram crescimento nos lucros.

Mesmo em dia de vencimento de opções, a entrada de fluxo de recursos permaneceu firme, contribuindo com a valorização das companhias do setor de commodities. Com destaque para as ações da Petrobras (PETR3/PETR4) e da Vale (VALE3), que anotaram ganhos neste pregão.

+ Carteira Recomendada de Ações Fevereiro: Baixe agora!

Lá fora, embora as tensões geopolíticas tenham arrefecido, os investidores monitoraram as informações contraditórias sobre o aceno da Rússia à diplomacia. Isto porque, o governo russo declarou que parte de suas tropas estão deixando a fronteira com a Ucrânia, contudo, não houve movimentações relevantes nesse sentido.

Ao mesmo tempo, nos EUA, a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve provocou uma desaceleração nas perdas das Bolsas de Nova York. Com um tom ainda mais rígido do que o previsto, o documento sinalizou que haverá uma redução significativa no balanço patrimonial da instituição.

Por fim, sobre o aumento dos juros, os dirigentes concordaram que a recomposição da taxa deve acontecer mais rápida do que em 2015, considerando os atuais níveis de inflação. Em Wall Street, o Dow Jones recuou 0,15%, o S&P 500 avançou 0,09% e o Nasdaq Composto perdeu 0,11%.

Destaques Corporativos

Na B3, as ações do Carrefour Brasil (CRFB3) encerraram em forte alta reagindo à divulgação dos resultados corporativos do quarto trimestre. Os balanços trouxeram revisões positivas nas estimativas quanto às sinergias agregadas com a aquisição do Grupo Big.

Em contrapartidas, as ações da JBS (JBSS3) recuaram firme devido ao volume de oferta lançado ao mercado. O BNDES vendeu sua participação na companhia, no total de 50 milhões de ações.

Top 5 máximas do índice: Assaí (ASAI3), CVC (CVCB3), Natura (NTCO3), Carrefour (CRFB3) e Cielo (CIEL3).

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Top 5 mínimas do índice: Weg (WEGE3), JBS (JBSS3), Alpargatas (ALPA4), Yduqs (YDUQ3) e Marfrig (MRFG3).

Como resultado, o Ibovespa avançou 0,31% aos 115.180 pontos, com um volume financeiro negociado de R$ 24,608 bilhões.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Ibovespa avança aos 115 mil com temporada de balanços e recuperação das commodities

Leia também:

Dólar renova a mínima de fechamento após a divulgação da ata do Fed

Ata do Fed: Taxa de juros nos EUA devem subir em ritmo acelerado

Intelbras faz maior aquisição da história ao comprar a Renovigi por R$ 334 milhões


Sobre o autor