Ações

Ibovespa sobe 1,8% apoiado pelas commodities e pela posição do Fed

Por Fast Trade
11 janeiro 2022 - 19:27 | Atualizado em 12 janeiro 2022 - 06:21
Ibovespa salta 6,5% com redução do Covid-19, mas cena política segue no radar

O Ibovespa fechou em alta nesta terça-feira (11), apoiado pelo desempenho das commodities e pelas falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. O pregão de hoje apresentava uma tendência negativa, contudo, houve uma reversão no viés já nas primeiras horas de negociação.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,73% em dezembro, superando o consenso dos especialistas. Além disso, o indicador fechou 2021 com uma valorização de 10,06%, levemente acima do intervalo de tolerância definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Através de uma carta ao ministro da Economia, o Banco Central explicou que o aumento dos juros terá continuidade em 2022, assim como a inflação, que deve encerrar mais um exercício acima da meta.

Mesmo assim, o pessimismo deste cenário não conseguiu impedir o movimento de correção dos ativos brasileiros. As ações das companhias que atuam no setor de commodities registraram ganhos, sobretudo, as blue chips Petrobras (PETR3/PETR4) e Vale (VALE3).

+ Confira o Glossário do mundo trader e fique por dentro do termos

Enquanto isso, lá fora, foi grande a repercussão das falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, sobre a atual conjuntura econômica do país. No Senado, o executivo disse que o país está vivendo um período de juros muito baixos, e que esta configuração deve se manter.

Ao mesmo tempo, ele confirmou que há discussões sobre como acontecerá o processo de redução do patrimônio da instituição. No entanto, ele ressaltou que ainda vai demorar um tempo, algo em torno de 3 ou 4 reuniões, até que os dirigentes consigam definir a abrangência das medidas.

Em Wall Street, o Dow Jones subiu 0,51%, o S&P 500 avançou 0,92% e o Nasdaq Composto saltou 1,41%.

Destaques Corporativos

Na B3, as ações da Usiminas (USIM5) fizeram novo dia de alta, em expectativa ao forte ajuste nos preços programado para acontecer ainda em janeiro.

Em contrapartida, as ações dos frigoríficos Marfrig (MRFG3), JBS (JBBS3), BRF (BRFS3) e Minerva (BEEF3) encerraram em queda, refletindo a desaceleração na produção de carnes devido ao surto de contágio pela variante Ômicron.

Top 5 máximas do índice: Méliuz (CASH3), Petz (PETZ3), Natura (NTCO3), Usiminas (USIM5) e Hapvida (HAPV3).

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Top 5 mínimas do índice: BRF (BRFS3), Braskem (BRKM5), Embraer (EMBR3), Minerva (BEEF3) e Klabin (KLBN11).

Como resultado, o Ibovespa subiu 1,80% aos 103.778 pontos, com um volume financeiro negociado de R$21,788 bilhões.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Ibovespa avança 1,8% impulsionado pelas commodities e pelas perspectivas do Fed

Leia também:

Dólar cai 1,60% e fecha a R$ 5,58 refletindo o IPCA e as declarações de Powell

Ações da Enjoei dispararam 6% após a prévia operacional superar as expectativas

3Tentos protocola na CVM follow-on aberto a todas as categorias de investidores


Sobre o autor