Ações

Ibovespa acompanha Wall Street e avança apoiado pelos bancos e varejistas

Por Fast Trade
12 janeiro 2021 - 20:07 | Atualizado em 13 janeiro 2021 - 07:54
Ibovespa salta 6,5% com redução do Covid-19, mas cena política segue no radar

O Ibovespa encerrou em alta nesta terça-feira (12), impulsionado pelos bancos e varejistas, seguindo o bom humor em Wall Street.

Na sessão de hoje, o fluxo comprador estrangeiro deu força ao índice geral e assegurou o desempenho de importantes blue chips.

Nesse sentido, ficou em destaque o avanço das ações do Banco do Brasil (BBAS3) e do Itaú Unibanco (ITUB4), que, juntos, respondem por cerca de 10% da carteira teórica da B3.

Da mesma forma, as ações das varejistas Magazine Luiza (MGLU3) e Via Varejo (VVAR3) também subiram, em expectativa à retomada das atividades com a vacinação.

Baixe agora: Derivativos – O guia definitivo para começar a investir

Também no radar, o Instituto Butantã apresentou os dados dos estudos sobre a Coronavac, informando que a eficácia global do medicamento foi de apenas 50,4%.

Ou seja, na prática, o resultado significa que quem é vacinado tem 50,4% de chance de não ser infectado e 78% de chance de não desenvolver qualquer sintoma.

Apesar de o percentual ser baixo em relação às demais vacinas, os parâmetros ainda estão dentro das normas exigidas pela Anvisa e pela OMS.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, na última sexta-feira foram efetuados 300.594 diagnósticos de Covid-19, em um novo recorde que demonstra a expansão da doença.

Baixe gratuitamente: Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Além disso, as turbulências políticas também influenciavam as perspectivas de curto prazo, sobretudo, após os democratas formalizarem mais um pedido de impeachment de Donald Trump.

Na tentativa de acalmar os ânimos, Trump pediu paz no término de seu mandato e isso animou os mercados americanos.

Em Wall Street, o Dow Jones subiu 0,19%, o S&P 500 aumentou 0,04% e o Nasdaq Composto avançou 0,28%.

Agenda Econômica e Destaques Corporativos

Na agenda econômica, o destaque vai para a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que avançou 4,52% em 2020.

Acima de tudo, este resultado ficou ligeiramente acima da meta de inflação estabelecida pelo Banco Central, mostrando os efeitos da crise econômica.

Na B3, as ações da Vale (VALE3) e Usiminas (USIM5) recuaram, depois de anotar ganhos no início das negociações.

Em contrapartida, as ações da Moura Dubex (MDNE3) saltaram até 13% após a divulgação da prévia operacional do quarto trimestre.

Baixe agora: Guia do Investidor Iniciante

Top 5 máximas do índice à vista: Embraer (EMBR3), Carrefour Brasil (CRFB3), Rumo (RAIL3), Cyrela (CYRE3), Grupo Natura (NTCO3).

Top 5 mínimas do índice à vista: Copel (CPLE6), Gerdau (GGBR4), Intermédica (GNDI3), Vale (VALE3), Hapvida (HAPV3).

Como resultado, a Bolsa brasileira avançou 0,60% aos 123.998 pontos, com um volume financeiro de R$25,368 bilhões.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre as técnicas e estratégias aplicadas ao day trade? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Ibovespa acompanha Wall Street e avança impulsionado pelos bancos e varejistas

Leia também:

Dólar fecha a R$5,32 em dia de valorização das moedas emergentes

Petróleo sobe com queda superior a 3% do dólar

Prévia do IGP-M de janeiro sobe 1,89%


Sobre o autor