Economia

IBC-Br tem alta de 0,33% em dezembro, em 2021 avanço é de 4,50%

Por Fast Trade
11 fevereiro 2022 - 10:20 | Atualizado em 11 fevereiro 2022 - 11:13
PIB

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) avançou 0,33% em dezembro na comparação mensal e dessazonalizada. Os dados são do Banco Central e a divulgação aconteceu hoje, sexta-feira (11).

De acordo com os economistas consultados pela Bloomberg, o mercado previa um crescimento de 0,5% na passagem dos meses. Sendo assim, o resultado publicado pelo BC foi abaixo da projeção.

+ Carteira Recomendada de Ações Fevereiro: Baixe agora!

No comparativo anual, o IBC-Br teve aumento de 1,30%. Já em 12 meses o índice teve expansão de 4,50%. Por fim, em novembro, o IBC-Br teve queda de 0,51%, o dado, contudo, é uma revisão da publicação anterior de -0,69%.

Além disso, a média móvel trimestral teve alta de 0,25% em relação aos três meses encerrados em novembro de 2021. Essa medida representa a análise de tendências da economia.

Metodologia do indicador

Embora o IBC-Br seja conhecido como a prévia do PIB, o Banco Central usa uma metodologia diferente na sua composição. A forma de composição do indicador é mais restrita, contudo ele pode ser feito mensalmente. O PIB, todavia, só é divulgado trimestralmente, mas tem uma completude maior.

“A construção do IBC-Br foi motivada pela inexistência de indicador agregado de atividade econômica de frequência mensal que permitisse sintetizar e avaliar, em maior frequência, o estado da economia, em contexto de decisões de política monetária”, afirma documento do Banco Central.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

O valor do crescimento do PIB divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) será somente no dia 04 de março. A expectativa é de crescimento de 4,4% em 2021. Para este ano, a projeção é o avanço de 1,0% na economia brasileira.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então assine a Fast Break e receba as notícias mais relevantes do momento!

IBC-Br tem alta de 0,33% em dezembro, em 2021 avanço é de 4,50%

Leia também:

Itaú Unibanco supera expectativas e tem lucro líquido recorrente de R$ 7,159 bi no 4T21


Sobre o autor