HomePolítica

Guedes em Davos: saiba o que está rolando

Por Bruna Santos
22 janeiro 2020 - 10:03

A participação do ministro da Economia, Paulo Guedes em Davos pode repercutir nos mercados acionários nesta quarta-feira (22).

Em seu primeiro dia no Fórum Econômico Mundial, Guedes cumpriu uma série de encontros bilaterais com executivos do banco suíço UBS, siderúrgica indiana Arcelor Mittal, da Visa, da petroleira Chevron e do fundo de pensão canadense CPPIB.

No painel “Strategic Outlook: Latin America”, o economista afirmou que o baixo crescimento da economia brasileira não foi algo repentino.

De conformidade com a intenção de vender uma imagem positiva do Brasil, ele destacou que o país já retornou para a rota do crescimento e pode registrar altas de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019 e 2,5% em 2020.

Para o controle da despesa pública, o ministro destacou a reforma da Previdência, a redução do pagamento dos juros da dívida e a possibilidade de congelamento dos salários no setor público como as principais medidas.

Otimista, Guedes disse acreditar na aprovação da reforma tributária ainda em 2020 em meio a um Congresso Nacional mais desanuviado.

A fim de evitar um “confronto de PECs”, a reforma tributária do governo será encaminhada parcialmente a uma comissão mista.

Além disso, o governo federal deve apoiar um grande programa de vouchers para educação na primeira infância.

Essa medida, de acordo com o economista, fará parte da agenda de combate à desigualdade.

Precisamos investir na educação e, quanto mais cedo, melhor”, pontuou ele, após citar países como Japão e Coreia do Sul.

Os exemplos foram usados para mostrar nações que prosperaram a partir de grandes investimentos em educação e tecnologia.

De acordo com o Valor Econômico, o governo pode anunciar a abertura inédita aos estrangeiros interessados em participar de licitações e concorrências públicas no mercado brasileiro.

Continue acompanhando as notícias do Guedes em Davos aqui no portal.


Sobre o autor