Economia

Governo revisa projeções e estima crescimento de 5,3% no PIB de 2021

Por Fast Trade
14 julho 2021 - 12:00 | Atualizado em 14 julho 2021 - 13:14

O ministério da Economia revisou as projeções do cenário macrofiscal, estimando um crescimento de 5,3% no Produto Interno Bruto (PIB) de 2021.

No último cálculo, divulgado em maio, o governo estimava um aumento de 3,5% no indicador, tendo considerando a retomada das atividades no segundo semestre. No entanto, com a aceleração da distribuição de vacinas, o ritmo de recuperação ganhou tração e houve uma melhora no ambiente.

Nesse sentido, as previsões indicam que o PIB do segundo trimestre deve avançar 12,93% em relação ao mesmo período do ano anterior. Se confirmada a projeção, a atividade nacional deve apresentar uma variação positiva de 0,25% em relação ao primeiro trimestre.

+ Relatório Especial: Como investir em Fundos Imobiliários!

Ao mesmo tempo, em relação ao setor de agropecuária, as previsões sinalizam que haverá um crescimento de 3,8% em relação ao mesmo período de 2020. E para o setor industrial, a estimativa é de alta em 23,15% para o mesmo intervalo, que considera os meses de abril a junho.

Na comparação interanual, a indústria extrativa subiu 11,8% e a indústria de transformação avançou 25,8%. “Todas as quatro grandes categorias econômicas tiveram um resultado positivo, deixando o carrego estatístico de alta de 6% para a indústria geral em 2021” – informou o boletim da SPE.

O setor de serviços como principal ponto para a recuperação

Acima de tudo, a pasta da Economia estimou que o setor de serviços terá um crescimento de 10,17% no segundo trimestre, em comparação à igual período de 2020.

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços de Maio do IBGE, o volume de atividade no setor cresceu 1,2% em relação ao mês anterior e subiu 23,1% na avaliação anual.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Por fim, o boletim explicou que, conforme o avanço da vacinação, “projeta-se um crescimento do setor de serviços no 2T21, que é de importância crucial para a retomada da atividade, do emprego e da renda da população brasileira”.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Governo revisa projeções e estima crescimento de 5,3% no PIB de 2021

Leia também:

Índices globais operam sem direção comum com foco nos balanços e no Fed

Grupo Votorantim ajusta IPO da CBA e levanta R$1,6 bi com a operação

Mudanças na reforma tributária aliviam as tensões, mas cautela permanece


Sobre o autor