HomePolítica

Governo pretende unificar sugestões de reformas tributárias

Por Eloiza Amaral
12 julho 2019 - 10:51

Segundo informações do jornal Valor Econômico desta sexta feira (12), o governo pretender montar um projeto de reforma tributária que reúna todas as sugestões apresentadas até o momento, tanto os projetos de reformas que tramitam na Câmara e no Senado quanto os sugeridos pelos secretários de Fazenda dos Estados e por empresários.

Fundir os tributos não será a única ação do governo, que estuda criar o Imposto de Renda Negativo e a redução da alíquota do IR das empresas, como fez o Estados Unidos, que abaixou o IR de pessoa jurídica de 20% para 15%.

O objetivo desta redução no IR, de acordo com a equipe econômica, é aproximar o nosso sistema tributário ao dos principais parceiros comerciais do Brasil, o que garante permanência de competitividade entre as empresas.

‘’Estudos do Ministério da Economia avaliam também o fim das deduções de despesas médicas em troca de redução das alíquotas do IR das pessoas físicas em todas as faixas de renda’’, aponta o Valor.

De vários lados os projetos surgem. A Comissão Especial da Câmara começa a discutir a emenda do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), elaborada com base em proposta do economista Bernardo Appy e o Senado irá tirar da gaveta o projeto do ex-deputado Luiz Carlos Hauly.

Já o PSL, sigla do presidente Jair Bolsonaro, irá defender a ideia do Imposto Único.


Sobre o autor