EmpresasHome

Gol (GOLL4) e Smiles (SMLS3) – Smiles será incorporada pela Gol

Por Eduardo Guimarães
15 outubro 2018 - 09:26

A Gol anunciou no domingo (14/out) uma reorganização societária cujo principal objetivo é a incorporação da Smiles. A Gol informou que não pretende renovar o contrato com a sua empresa de fidelidade (Smiles) que vence em 2032.

A Smiles será incorporada pela Gol com a emissão de ações preferenciais e uma parte com ações resgatáveis em dinheiro. Para isso será criado um Comitê Independente na Smiles para negociar com o novo controlador (Gol).

A totalidade das ações ordinárias da Gol serão alienadas para o acionista controlador da GOL, o Fundo de Investimento em Participações Volluto.

Por último, numa segunda etapa haverá um aumento de capital e migração da Gol para o Novo Mercado da B3.

E eu com isso?

A notícia é negativa para os acionistas da Smiles, com impacto negativo no preço das ações (SMLS3) no curto prazo e impacto neutro para as ações da Gol (GOLL4).

A Gol seguiu o mesmo caminho da Latam que rescindiu o acordo da companhia aérea com a sua empresa de fidelidade Multiplus. Porém, ressaltamos que o impacto para os acionistas da Smiles é diferente do que o do impacto dos acionistas da Multiplus.

Os atuais acionistas da Smiles receberão em troca: i) ações atuais da Gol (GOLL4) e; ii) novas ações resgatáveis em dinheiro em proporção ainda a ser definida. Será criada uma nova estrutura societária na Gol com unificação da base acionárias das duas empresas.

O preço de troca ainda não está definido e a reorganização societária deverá ser aprovada em Assembleia de Acionistas devidamente embasada por relatórios de avaliação independente.

No caso de a reorganização societária não ser aprovada pelos acionistas, a Gol poderá fazer uma oferta pública de aquisição (OPA) da Smiles.

Independentemente dos termos de troca, para os acionistas da Smiles: “daqui pra frente tudo será diferente”. O setor de empresas de fidelidade de companhias aéreas teve vida curta na bolsa de valores.

Leia também:

Cenário positivo favorece Ibovespa

Esteira de espera pelo segundo turno, o dia será positivo


Sobre o autor