Empresas

Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4): As projeções para o setor aéreo brasileiro

Por Fast Trade
21 dezembro 2020 - 17:31 | Atualizado em 21 dezembro 2020 - 19:01

Depois de passar por fortes turbulências na pandemia, as projeções para o setor aéreo brasileiro são bastante otimistas.

Da mesma forma que os papéis do setor de commodities, as companhias Gol e Azul estão vivenciando um momento de recuperação.

Isto porque, desde setembro, as ações da Gol (GOLL4) já subiram cerca de 40%, ao passo que as da Azul (AZUL4) saltaram quase 70%.

Baixe agora: Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Devido à expectativa pelas vacinas, os papéis das companhias ligadas ao transporte e ao turismo aceleraram o ritmo de alta.

Inclusive, na semana passada, a agência de classificação de risco Moody’s elevou os ratings da Azul e da Gol para B3, atribuindo a perspectiva estável.

Em relação à Gol, a agência avaliou que o refinanciamento bem-sucedido dos instrumentos de dívida resultou na melhora da gestão do capital da companhia.

Baixe agora: Guia do Investidor Iniciante

Além disso, a Moody’s explicou que a facilidade de capital de giro e de absorção de debêntures tornaram o perfil de amortização da dívida mais confortável.

Já para a Azul, agência informou que a evolução na nota da classificação de risco aconteceu devido ao aumento no tráfego de passageiros em relação ao início da pandemia.

Por meio de relatório, a Moody’s acrescentou que a capacidade de redução de custos da Azul e o seu acesso ao capital por meio de debêntures são outros dois fatores-chave na melhora da nota de risco.

Existe algum nível de desconfiança no mercado?

Mesmo diante de muitos aspectos favoráveis, muitos especialistas se questionam se realmente essa trajetória de valorização das companhias aéreas será sustentável.

Nesse sentido, o Morgan Stanley manteve a recomendação para o setor como equal-weight (exposição em linha com a média).

Acima de tudo, o banco se baseou na visão de que o otimismo coma retomada do crescimento já estpa precificado nos ativos.

Sendo assim, não haveria uma mudança muito grande no valor das ações das aéreas Gol e Azul no curto prazo.

Baixe agora: Derivativos – O guia definitivo para começar a investir

Para o próximo ano, os analistas do Morgan estimam que a Gol terá uma recuperação de 47% na demanda, mas terá uma redução do tráfego final em 24% na comparação com o que foi registrado em 2019.

Ao mesmo tempo, para a Azul, o banco prevê uma recuperação de 41% em 2021, na comparação com 2020, apesar de a demanda ainda ficar 22% abaixo do ano passado.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre as técnicas e estratégias aplicadas ao day trade? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4): As projeções para o setor aéreo brasileiro

Leia também:

IRB Brasil, M. Dias Branco e Sanepar vão pagar juros sobre o capital próprio

Carteira de IPOs em 2020 gerou uma rentabilidade de 49,97%


Sobre o autor