Mercados

Mercado de futuros deve ser um catalisador de volatilidade do Bitcoin, diz Glassnode

Por Fast Trade
18 janeiro 2022 - 14:07 | Atualizado em 18 janeiro 2022 - 15:14
Bitcoin renova seu recorde

A casa de análise Glassnode publicou um comunicado sobre os Bitcoins apontando uma possível mudança de cenário importante. Isso porque, de acordo com a nota, “o mercado de futuros segue como uma potência para volatilidade no curto prazo, com as posições de futuros perpétuos em aberto com montante de até 250 mil BTC”.

É importante esclarecer que posições acima de 250.000 BTC em aberto podem desencadear saltos de volatilidade, como já  pode ser observado anteriormente. Essas posições indicam o volume de contratos negociados, mas que ainda não foram liquidados.

+ Índice e Mini Índice: Desvendando os contratos futuros

Números como esses sugerem uma alavancagem muito alta, pois os ativos são tomados via empréstimo a fim de potencializar os retornos. Por esse motivo, a vulnerabilidade do mercado se apresenta frente as liquidações e inevitável instabilidade nos preços.

Isso quer dizer também que as posições em aberto não garantem projeções assertivas para um direcionamento mercadológico. Esta estrutura indica somente que há alocação de dinheiro em derivativos.

Taxa de financiamento impacta nos Bitcoins

Entretanto, é importante explicar a diferença entre contratos de futuros em aberto e os convencionais. Isso porque no segundo caso, não há nenhuma obrigatoriedade para compra ou venda de um ativo a um valor que tenha sido acordado – tanto especificamente em uma data ou anterior a ela.

Se levar em conta as posições em aberto juntamente com a taxa de financiamento, é possível observar o viés do mercado. Desse modo, a taxa se refere ao custo necessário para manter posições vendidas ou compradas em futuros perpétuos. Sendo assim, as taxas positivas de financiamento representam que posições compradas quitam o pagamento das vendidas.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Contudo, segundo a Glassnode, as taxas referente aos Bitcoins estiveram negativas recentemente. Soma-se a isso a possibilidade de a criptomoeda continuar seu movimento lateral e assim fazer da taxa de financiamento um ônus para os traders que tenham posições vendidas.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Mercado de futuros deve ser um catalisador de volatilidade do Bitcoin, diz Glassnode

Leia Mais:

MRV divulga prévia operacional e divide opiniões, mas analistas recomendam o ativo

Aliansce Sonae e brMalls: bancos veem grande chance de fusão das empresas


Sobre o autor