Economia

Gestores elevam aposta de Selic maior ou igual a 6% no final de 2021

Por Fast Trade
11 junho 2021 - 06:24 | Atualizado em 11 junho 2021 - 06:46
IGP-M

Com o avanço da inflação, os gestores elevaram as apostas de que a taxa Selic será maior ou igual a 6% no final de 2021.

Isto porque, a combinação de um repentino aumento nos preços e o fortalecimento da atividade econômica levaram consolidaram um cenário favorável à normalização dos juros.

Por esse motivo, diversas casas de análise revisaram suas projeções, se antecipando a um ambiente de aperto monetário superior às estimativas anteriores.

+ Guia completo de como ter sucesso na Bolsa de valores

De acordo com um levantamento elaborado pelo Valor com 104 instituições financeiras e consultorias, apenas 30 prevê que a Selic termine o ano abaixo do nível de 6%.

Em contrapartida, 74 gestores projetam que a taxa básica alcançará o patamar entre 6% e 7% no período, com o Banco Central realizando, pelo menos, mais 4 aumentos nos próximos meses.

Sob a ótica de comparação, antes da reunião do Comitê de política Monetária (Copom) de maio, apenas 20 casas de análise, das 98 pesquisadas, previam que a taxa chegasse ao nível de 6%.

Perspectivas sobre a reunião do Copom de semana que vem

A próxima reunião do Copom não deve trazer grandes surpresas, já que os dirigentes acenaram a um novo aumento de 0,75% na Selic.

Por isso, das 104 instituições consultadas na pesquisa, 102 acreditam que a taxa básica subirá de 3,5% para 4,25% na semana que vem. Além disso, o BC deve sinalizar que haverá outra elevação do mesmo nível na reunião de agosto.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Segundo Tatiana Pinheiro, sócia e economista-chefe da Panamby Capital, apesar do desempenho favorável do câmbio, os vetores inflacionários, tanto em âmbito interno quanto externo, corroboram com um reajuste na Selic.

“(…) estamos falando de um dólar perto de R$5 – um nível historicamente alto e que tende a pressionar a inflação. Avaliamos, assim, que não há espaço para o BC reduzir o ritmo de elevações da Selic” – explicou a executiva.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Gestores elevam aposta de Selic maior ou igual a 6% no final de 2021

Leia também:

Ibovespa acompanha NY e sobe, desviando da volatilidade da sessão

Dólar oscila mas fecha estável cotado a R$5,06 com inflação dos EUA

Nordeste terá autossuficiência na produção de milho com programa Prospera


Sobre o autor