Mercados

Futuros do petróleo sobem mais de 2%, apoiados em indicadores positivos

Por Fast Trade
15 setembro 2020 - 17:20 | Atualizado em 15 setembro 2020 - 18:10

Os contratos futuros de petróleo (Brent e WTI) subiram mais de 2% nesta terça-feira (15) e reverteram as perdas computadas na sessão inaugural da semana. Esse saldo amenizou também parte das perdas apuradas na semana passada, impulsionado pelo ganho de fôlego na reta final do pregão..

Dois dos principais catalisadores para os futuros do petróleo foi o noticiário sobre a passagem do Furacão Sally pelo Golfo do México e indicadores chineses.

Referência global, o Brent para novembro avançou 2,32% e encerrou a sessão cotado a US$ 40,53 na Intercontinental Exchange (ICE), em Londres. Por sua vez, o West Texas Intermediate (WTI) para outubro subiu 2,73%, a US$ 38,28 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex).

Baixe agora: Guia completo para obter sucesso nos investimentos na Bolsa

Apesar da alta no fechamento, a commodity chegou a operar em queda no início do dia, com resquícios do relatório da Agência Internacional de Energia. Ontem, a AIE revisou a previsão de queda na demanda global em 2020 para 9,5 milhões de bpd, ante os 9,1 milhões estimados em agosto.

“Esperamos que a recuperação da demanda por petróleo desacelere acentuadamente no segundo semestre de 2020, com a maioria dos ganhos já alcançados”, disse a AIE.

Os ganhos, contudo, vieram mesmo com o furacão em uma região importante para a produção do óleo, apoiado principalmente nos indicadores econômicos positivos da China.

Baixe agora: Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Indicadores econômicos

A produção industrial chinesa avançou 5,6% em agosto, na comparação anual, no ritmo mais forte em oito meses, de acordo com a Reuters. O resultado veio acima da previsão de alta de 5,2% dos analistas e sugere que a recuperação econômica está ganhando ritmo.

Ademais, vendas no varejo do país voltaram aos níveis pré-pandemia, subindo 0,5%, na comparação com agosto do ano passado e ampliando o sentimento de risco.

Já na Europa, o índice ZEW de expectativas econômicas da Alemanha surpreendeu e subiu a 77,4 em setembro.

Nos Estados Unidos, o índice Empire State de atividade industrial do Federal Reserve de Nova York subiu para 17 pontos após o salto de 13,3 pontos em setembro.

Furacão Sally e os futuros do petróleo

Por fim, o furacão Sally já paralisou mais de 20% da produção de petróleo na região do Golfo do México, conforme o noticiário do setor.

Assim como aconteceu na chegada do furacão Laura, a medida tem como propósito primário a preservação dos trabalhadores na região.

Baixa gratuitamente o relatório especial sobre os Fundos Imobiliários

E se você quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado financeiro, basta participar do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade. É gratuíto!


Sobre o autor