HomeMercados

Futuros de petróleo fecham em leve baixa refletindo dados dos estoques nos EUA

Por Pablo Vinicius Souza
18 dezembro 2019 - 20:23
Opep reduz previsão da demanda mundial de petróleo em 2019 devido tensões

Os contratos futuros de petróleo encerraram em leve baixa nesta quarta-feira (18), reagindo à queda menor do que o previsto nos estoques americanos da commodity energética.

O petróleo vendido em Nova Iorque no West Texas Intermediate (WTI), com entrega para fevereiro, recuou 0,03%, sendo negociado a US$60,85 o barril.

Enquanto o petróleo Brent para o mesmo mês, comercializado na ICE de Londres, cedeu 0,11%, fechando na cotação de US$66,17 o barril.

Depois de alcançarem os maiores níveis desde setembro na sessão de ontem, as cotações operaram em território negativo após o Departamento de Energia dos EUA (DoE) divulgar informações sobre os estoques da commodity.

Na semana passada, houve um recuo de apenas 1,085 milhão de barris de óleo bruto no total estocado, contradizendo a previsão do mercado de redução em 2 milhões de barris.

Já os estoques de gasolina avançaram 2,529 milhões, superando as estimativas de alta em apenas 1,9 milhão de barris e os estoques de destilados em geral subiu 1,509 milhão, contrariando as apostas de estabilidade nas quantidades.

Apesar de o acordo entre Estados Unidos e China segurar a alta dos preços, o mercado teme que um cenário de excesso de oferta possa contrabalançar o aumento da demanda no ano que vem.

Além disso, os investidores ainda esperam mais detalhes sobre o documento que será assinado em janeiro pelos dois países, para ajustarem posições que ensejam maior exposição ao risco.

Outro fator que também ajudou a pressionar o desempenho dos contratos foi a valorização do dólar contra as principais divisas mais líquidas, encarecendo os preços do barril.


Sobre o autor