Empresas

Funcionários da Eletrobras declaram greve por tempo indeterminado

Por Fast Trade
18 janeiro 2022 - 06:08 | Atualizado em 18 janeiro 2022 - 08:25
ENBPar

A Eletrobras (ELET3; ELET6) confirmou a greve dos funcionários da companhia e das suas subsidiárias, Furnas e Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel). De acordo com o sindicato, o tempo da paralisação iniciada na segunda-feira (17) é indeterminado.

A quantidade de trabalhadores que aderiram ao movimento ainda não foi calculada com exatidão. Existe dificuldade na apuração em virtude de casos da Covid-19 e do retorno ao trabalho remoto neste mês.

+ Índice e Mini Índice: Desvendando os contratos futuros

Segundo a Associação dos Empregados da Eletrobras (AEEL), a greve foi motivada, sobretudo, pelas mudanças no plano de saúde dos funcionários. Dessa forma, a justificativa é que o novo plano de saúde proposto tem cobranças abusivas. Um trabalhador com Covid, por exemplo, que precisa de internação terá prejuízo de R$ 5 mil, disse a associação.

 “A empresa também vem alterando de forma unilateral resoluções internas que só poderiam ser feitas mediante negociação com as entidades sindicais”, completa a AEEL.

Além disso, a associação faz críticas ao processo de privatização da Eletrobras, ao cronograma acelerado e à antecipação das demonstrações financeiras da empresa, requisito para a oferta de ações. 

Embora autoridades do Tribunal de Contas da União já tenham dito que o prazo é otimista, o governo afirma que o início do processo deve ocorrer no primeiro semestre deste ano.

A greve e nota da companhia

O Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Energia no Rio de Janeiro (Sintergia-RJ) disse em comunicado que o primeiro dia de greve teve grande adesão, contudo a expectativa é de avanço nas paralisações com o passar do tempo.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

“A greve está só começando e a tendência é tomar ainda mais corpo à medida que o tempo for passando”, afirmou o Sintergia-RJ em nota.

Por outro lado, a Eletrobras afirmou que tem planos de contingência a fim de não deixar os serviços essenciais se esgotarem. “As companhias do grupo possuem planos de contingências, de maneira que os serviços essenciais não sejam descontinuados”, disse a companhia em nota.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Funcionários da Eletrobras declaram greve por tempo indeterminado

Leia também:

Dólar avança a R$ 5,52 superando a baixa liquidez em dia de feriado nos EUA


Sobre o autor