Economia

Fed mantém os juros no atual patamar, mas sinaliza aumento da taxa em breve

Por Fast Trade
26 janeiro 2022 - 17:17 | Atualizado em 26 janeiro 2022 - 18:50
ata Fomc
Créditos: shutterstock.com

O Banco Central dos EUA, Federal Reserve, divulgou sua decisão que manteve a taxa básica no atual patamar, entre 0% e 0,25% ao ano. No entanto, a instituição informou que, em breve, será apropriado dar início ao ciclo de aumento dos juros, conforme os dirigentes já haviam antecipado.

Segundo o comunicado, o comitê estima que haverá uma elevação de 0,25% na taxa ao longo das próximas reuniões, constituindo o primeiro aumento desde 2018. “Com a inflação bem acima de 2% e um mercado de trabalho forte, o Comitê espera que em breve seja apropriado aumentar a meta para a taxa de fundos federais” – esclareceu o documento.

+ Calendário do Trader 2022: Baixe agora!

Além disso, o Fed confirmou que o programa de compras de ativos se encerrará a partir de março, abrindo espaço para a adoção de novas diretrizes acerca da política monetária.

Outro aspecto mencionado foi a redução do balanço patrimonial da instituição, que deve acontecer junto ao ciclo de aperto nos juros. “O Comitê está preparado para ajustar qualquer um dos detalhes de sua abordagem para reduzir o tamanho do balanço à luz dos desenvolvimentos econômicos e financeiros” – afirmou o comunicado.

Desafios da economia dos EUA

Os dirigentes mencionaram que a pandemia do Covid-19 ainda é um grande desafio para a economia, tendo em vista os impactos do novo surto. Ao mesmo tempo em que o mercado de trabalho norte-americano está forte e o desemprego caiu, a inflação continuou elevada em virtude dos desequilíbrios entre a demanda e a oferta.

Nesse sentido, a continuidade do ritmo de crescimento vai depender de como o país vai reagir ao novo surto de contágio pela variante Ômicron.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

“Espera-se que o progresso nas vacinações e a redução das restrições de oferta apoiem os ganhos contínuos na atividade econômica e no emprego, bem como a redução da inflação. Os riscos para as perspectivas econômicas permanecem, inclusive de novas variantes do vírus” – afirmou o documento.

Por fim, esta declaração vem como uma resposta ao maior nível de inflação dos últimos 40 anos e que pode prejudicar a recuperação do país.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Fed mantém os juros no atual patamar, mas sinaliza aumento da taxa em breve

Leia também:

BofA e Citi recomendam ações da Infracommerce apostando no viés de crescimento

De olho no minério, Goldman Sachs eleva o preço-alvo de CSN, CSN Mineração e Vale

Reagindo à aquisição da Holding Petix, ações da Petz avançam 12% na B3


Sobre o autor