Economia

Fed mantém juros estáveis e estima alta de 6,5% no PIB de 2021

Por Fast Trade
17 março 2021 - 16:17 | Atualizado em 17 março 2021 - 17:54

O Banco Central americano, Federal Reserve, decidiu manter os juros estáveis, no intervalo entre 0% e 0,25%, e elevou as estimativas de crescimento do país. Para 2021, a instituição prevê atingir um crescimento de 6,5%, superando o patamar de 4,2% previsto na avaliação anterior.

De acordo com a visão dos dirigentes, não haverá aumento na taxa básica até 2023, apesar de o cenário macroeconômico indicar que houve uma melhora na atividade já este ano.

Nesse sentido, a autoridade monetária concordou em manter as taxas de empréstimos de curto prazo próximas de zero e reiterou o seu compromisso dar continuidade ao programa de compra de ativos. Por mês, o Fed adquire mais de US$120 bilhões em títulos.

Guia de A a Z de como se tornar um trader!

No comunicado divulgado à imprensa, o Fed destacou o avanço dos indicadores econômicos como um ponto positivo. No entanto, enfatizou a preocupação com os setores afetados pela pandemia e que ainda estão muito fracos.

Além disso, o Fed prevê que o desemprego deve cair de 6,2% para 4,5% até dezembro, com aumento exponencial em número de vagas no segundo semestre, após a vacinação.

Sobre a inflação, os dirigentes esperam que a taxa permaneça dentro do centro da meta de 2,2% medido pela melhora nas projeções de consumo. Embora as últimas semanas tenham despertado a preocupação, o Fed acredita que as pressões no indicador serão temporárias.

Rali dos Juros dos Treasuries

Nas últimas semanas, os juros dos títulos do Tesouro americano renovaram as máximas em mais de um ano e isso preocupou os analistas de mercado.

Isto porque, a aumento dos rendimentos destes papeis sinaliza a aceleração dos níveis de inflação, o que, consequentemente, deteriora o capital dos ativos de renda fixa.

Ou seja, em um cenário de alta inflação, os pagamentos futuros dos juros nestes títulos serão menores, porque sinalizam preços em queda.

Guia completo para obter sucesso nas operações de Day Trade

Embora pareça uma situação crítica, o Fed se mostrou confortável com o avanço dos rendimentos, explicando que este movimento resulta da retomada do crescimento econômico. Ademais, a instituição considera que 2% de inflação é um patamar saudável ao país e que abre espaço para uma atuação menor do BC.

Mesmo assim, os dirigentes garantiram que, no caso de descontrole, o Fed possui ferramentas para lidar com o indicador e gerenciar quaisquer níveis de risco.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Fed mantém juros estáveis e estima crescimento de 6,5% no PIB de 2021

Leia também:

Juros sobre capital próprio: confira a agenda de proventos

Direcional (DIRR3): lucro líquido ajustado de 2020 sobe 20%, para R$120,5 milhões

Indicadores econômicos: geração de emprego, IPC-S, IGP-10 e IACE


Sobre o autor