Mercados

Fed aposta em inflação transitória, mas não descarta ajustes nos estímulos

Por Fast Trade
19 maio 2021 - 16:03 | Atualizado em 19 maio 2021 - 17:44

O Federal Reserve manteve a avaliação de que as pressões inflacionárias serão transitórias, mas não descarta ajustar sua política de compras de ativos. Na ata da última reunião da instituição, os dirigentes comentaram que há discussões neste sentido, tendo em vista a progressão da economia.

“Vários participantes sugeriram que, se a economia continuasse a progredir rapidamente em direção às metas do Comitê, em algum ponto das próximas reuniões, haveria a discussão de um plano para ajustar o ritmo de compras de ativos” – explicou a ata.

Acima de tudo, o presidente do Fed, Jerome Powell, disse que recuperação econômica continua “desigual”, ainda não evidenciando um avanço mais forte. No entanto, após essa declaração, o país registrou um aumento de 4,2% no Índice de Preços ao Consumidor (CPI) na base anual.

Guia Completo de como ter sucesso no Day Trade

Este dado significa que a inflação superou o centro da meta estabelecida pelo Banco Central de 2% ao ano, provocando um choque no cenário macroeconômico. Além disso, as projeções indicam que o Produto Interno Bruto (PIB) deve mostrar um crescimento superior a 10% no segundo trimestre.

Com o forte desempenho da atividade no país e o aumento dos gastos públicos para apoiar o movimento, a pressão de alta nos preços já estava no radar. Contudo, após o desaparecimento dos efeitos transitórios desses fatores, a expectativa era de redução nos níveis de inflação.

Em contrapartida, o documento revelou que vários dirigentes acreditam que “levará algum tempo até que a economia alcance um progresso substancial em direção às metas de emprego máximo e estabilidade de preços”.

Standing Repo Facility: Uma alternativa para aliviar a pressão dos mercados

De acordo com a ata, os formuladores de políticas discutiram sobre os impactos da adoção de uma ferramenta chamada Standing Repo Facility.

Desse modo, a proposta visa aliviar as pressões nos mercados monetários, fornecendo uma resposta oportuna e automática às demandas. Apesar disso, há dúvidas sobre a eficácia dessa medida, uma vez que as necessidades dos agentes são difíceis de prever e podem não ter soluções.

Guia de A a Z de como se tornar um trader!

“Os participantes observaram que seria importante considerar cuidadosamente os elementos-chave do projeto de um recurso de recompra permanente em potencial, incluindo a estrutura de preços, contrapartes e variedades de garantias aceitas” – explicou o documento.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Fed aposta em inflação transitória, mas não descarta ajustes nos estímulos

Leia também:

Lucro dos grandes bancos cresce 52,8%

MP da privatização da Eletrobras pode ser votada hoje

Investimentos das pessoas físicas brasileiras totalizaram mais de R$3,9 tri no 1T21


Sobre o autor