Economia

Fatores que impulsionaram a inflação estão perdendo força – avalia Campos Neto

Por Fast Trade
08 junho 2021 - 16:45 | Atualizado em 08 junho 2021 - 18:23
Presidente do Banco Central - Economia
Presidente do Banco Central

Na visão do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, os fatores que impulsionaram a inflação estão perdendo força.

Apesar disso, durante um evento virtual promovido pelo J.P. Morgan, ele reconheceu que “o fator da energia” está começando a influenciar as perspectivas.

O executivo ainda explicou que desde a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), “muitas coisas aconteceram” e que “elas serão analisadas” até a próxima reunião com os dirigentes da instituição.

Guia completo para obter sucesso na Bolsa de Valores

Além disso, Campos Neto enfatizou que os fundamentos de indução no aumento de preços estão enfraquecendo, no entanto, a disseminação da inflação “está maior do que era esperada” pelo BC.

Assim, segundo o executivo, os agentes já consideram que a elevação do preço da energia neste ano afetará os níveis de inflação em 2022.

Por outro lado, as expectativas de inflação mais altas este ano levaram os analistas a projetar um nível mais alto para o próximo ano, embora “no longo prazo, as estimativas estão caindo”.

Interpretações sobre o câmbio – Visões e projeções do BC

Para o presidente do BC, outro fator que pode atrair fluxos de moeda estrangeira para o Brasil são as condições favoráveis de comercialização das commodities.

Da mesma forma, ele lembrou que o real “teve um desempenho melhor nas últimas semanas” e que “a maior parte” do estoque de US$50 bilhões em “overhedge” das instituições financeiras já se esgotou.

Guia de A a Z de como se tornar um trader

Ainda assim, Campos reforçou que o BC só vai intervir no câmbio quando ocorrerem disfunções que alterem o funcionamento do mercado, sem que haja um nível específico para a cotação do dólar.

Por fim, ele ressaltou que a instituição adotará as mesmas práticas já utilizadas. “Continuaremos a intervir do mesmo jeito” – disse o executivo.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Fatores que impulsionaram a inflação estão perdendo força – avalia Campos Neto

Leia também:

Líder do governo confirma votação da MP da Eletrobras na próxima semana

JBS lidera a produção de suínos na Austrália após aquisição da Rivalea

Bolsa brasileira opera em queda em dia de correção à máxima; dólar cai


Sobre o autor