Mercados

Exterior positivo e Payroll forte devem marcar a abertura deste segunda-feira

Por TradersClub
05 abril 2021 - 09:53 | Atualizado em 05 abril 2021 - 11:16
small caps l Fast Trade

O início dos negócios na B3 nesta segunda-feira é marcado por exterior positivo, apoiado pelas perspectivas de forte recuperação econômica após o Payroll forte, relatório do emprego dos Estados Unidos, de março.

Nesse sentido, preocupações com inflação voltam ao radar, bem como com a escalada do vírus no Brasil e Índia, que ajudam a derrubar o preço do petróleo e podem pesar nos ativos locais.

A baixa da commodity também traduz a decisão da Opep+ de elevar gradualmente a produção nos próximos três meses. Da mesma forma, o noticiário de vacinação traz a boa notícia de que a China quer acelerar campanha para ser duas vezes mais rápida do que os EUA, e seu governo prometendo apressar imunização neste mês.

Liquidez tende a ser baixa com parte das bolsas asiáticas e europeias ainda fechadas. Em contrapartida, o Rio de Janeiro estendeu restrições a circulação, e São Paulo atrasou a volta das aulas presenciais para o dia 12.

Guia completo de como ter sucesso nas operações de Day Trade

Juros longos podem ser pressionados após alerta de Roberto Campos Neto, presidente do banco Central, sobre aumento da incerteza fiscal com o impasse do Orçamento.

Assim, em entrevista neste domingo, ele negou convite para substituir o ministro da Economia, Paulo Guedes, com quem diz estar 100% alinhado.

Ao mesmo tempo, suas declarações convergem com as preocupações da equipe econômica, que vê, inclusive, a possibilidade de o presidente Bolsonaro cometer crime de responsabilidade se não vetar parte do Orçamento desfigurado pelos congressistas.

Esses receios, por outro lado, crescem e devem fazer Bolsonaro vetar parte da proposta, segundo a Folha, o que é um contraponto positivo.

Radar da Semana

No radar da semana, além dos dados de inflação na sexta, o mercado vai monitorar a Infra Week, evento em que o governo vai licitar 28 concessões – 22 aeroportos, cinco portos e um trecho de ferrovia na Bahia – e pode atrair R$10 bilhões, testando o potencial de atração de investimento de longo prazo do país.

Na agenda do dia, teremos Guedes em evento da XP pelas 15h30, Campos Neto em encontros fechados que podem repercutir, além de dados de atividade nos EUA, com índices de gerentes de compras e de suprimentos, PMI e ISM, de serviços.

Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Na cena corporativa, há a precificação da oferta pública inicial, IPO, da LG Informática e saída de um executivo do Banco do Brasil que atacou a ingerência política em estatais. Por fim, leia o Espresso das 08h00.

Bolsa: Índice deve abrir em alta. O EWZ, que replica o Ibovespa, subia 0,40%.
Dólar: Moeda deve cair em linha com outros emergentes. Riscos fiscais e políticos no radar.
Juros: Devem seguir câmbio, yields, IPC-S, Campos Neto e sinais de solução para Orçamento. Mercado também deve ficar de olho em Brasília.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Exterior positivo e Payroll forte devem marcar a abertura deste segunda-feira

Leia também:

Agenda Econômica doméstica da semana

Incerteza fiscal deve continuar pressionando o Ibovespa


Sobre o autor