Agronegócio

Exportações de soja devem somar 80 mi de toneladas em 2020

Por Fast Trade
07 agosto 2020 - 16:18 | Atualizado em 07 agosto 2020 - 17:53
soja brasileira; agronegócio
Foto: Federação das Industrias do Estado do Paraná.

As exportações de soja em 2020 devem chegar a 80 milhões de toneladas, contra 79, 5 milhões de toneladas da previsão anterior. Essa projeção é da Associação Brasileiras das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), entidade que representa as principais tradings agrícolas.

Baixe gratuitamente: Desvendando o Swing Trade – Tudo o que você precisa saber!

Além disso, a Abiove projetou o mesmo volume deste ano para 2021. Em 2019, as exportações da oleaginosa brasileira somaram 74 milhões de toneladas. Os números foram apresentados na véspera (6) pelo economista-chefe da Abiove, Daniel Furlan, em evento online promovido pela consultoria Datagro.

“A demanda está bastante forte pela soja em grão e não é diferente no processamento. Em 2020 está com esmagamento de soja bastante intenso”, disse ele.

Baixe agora: O que ninguém conta sobre os investimentos em ações

Até o sexto mês do ano, o esmagamento aumentou 7% na comparação com igual período do ano passado. Para este ano, a estimativa é que o processamento totalize 44,6 milhões de toneladas, ante estimativa anterior de 44,5 milhões.

Além disso, a associação realizou sua primeira estimativa para a safra da soja (2020/21), cuja produção deverá alcançar produção de 130,5 milhões de toneladas.

Na esteira das revisões, a estimativa para 2019/20 também foi ampliada para 125,5 milhões de toneladas contra projeção anterior de 125 milhões. Ademais, o Brasil produziu 120,7 milhões de toneladas da oleaginosa no biênio de 2018/19.

Baixe agora: Guia completo para obter sucesso nos investimentos na Bolsa

Processamento

De acordo com Furlan, a expectativa é que o processamento mantenha o ritmo forte no decorrer dos próximos meses, uma vez que a demanda por produtos de processamento segue aquecida. Em 2019, por exemplo, o processamento alcançou 43,4 milhões de toneladas.

Baixe agora: O que ninguém conta sobre os investimentos em ações

Já as exportações do farelo de soja deverão somar 16,6 milhões de toneladas, ante estimativa anterior de 16,5 milhões.

No ano passado, as exportações de soja em farelo contabilizaram 16,6 milhões de toneladas. “A gente espera que se mantenha esse pequeno aumento visto até agora”.

Baixe agora: Tudo o que você precisa saber sobre análise técnica de ações e futuros

Embarques do óleo de soja

Além da soja em grãos, a associação revelou estimativa para o óleo, com produção de 9 milhões de toneladas e 1 milhão de toneladas embarcadas. A última estimativa, realizada em julho, indicava uma produção de 8,9 milhões de toneladas.

Baixe gratuitamente: Guia completo de como ter sucesso nas operações de Day Trade

Em 2019, foram produzidas 8,8 milhões de toneladas e exportadas 1 milhão de toneladas. Desse montante, 7,9 milhões de toneladas está previsto para o consumo interno, conforme a estimativa.

Por fim, Furlan destacou que o consumo de óleo de soja para produção de biodiesel, “fator importantíssimo de industrialização”, está estimado em 4,8 milhões de toneladas.

Baixa gratuitamente o relatório especial sobre os Fundos Imobiliários

Quer ficar informado de tudo o que acontece no mercado financeiro? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade


Sobre o autor