Agronegócio

Exportações brasileiras de arroz foram prejudicadas pela falta de contêineres, diz Abiarroz

Por Fast Trade
23 maio 2022 - 15:19 | Atualizado em 23 maio 2022 - 16:06

As exportações brasileiras de arroz em casca registraram queda de 62,4% em abril, prejudicadas pela falta de contêineres disponíveis no período. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), os embarques no mês passado totalizaram apenas 67,7 mil toneladas, ante 180 mil toneladas contabilizadas em março.

+ Guia completo de como ter sucesso nas operações de Day Trade: Baixe agora!

“Estamos tendo muita dificuldade para escoar o arroz devido à falta de contêineres. Esse problema surgiu com a pandemia de covid-19 e se agravou com o lockdown na China. A paralisação dos portos chineses, principalmente o de Xangai, reduziu fortemente a oferta de contêineres” – explicou Gustavo Trevisan, o diretor de Assuntos Internacionais da associação.

Nesse sentido, ele explicou que o problema está tão sério que nem mesmo o aluguel de espaço nos porões dos navios para enviar o arroz em embalagens de 1 tonelada foi suficiente para mitigar os problemas nas exportações. Trevisan acrescentou que a falta global de contêineres provocou uma redução na oferta e, como consequência, houve um aumento no custo do frete marítimo.

Importações de arroz pelo Brasil e os impactos da demanda externa

As importações de arroz avançaram no período, com as compras totais do país somando 178,1 mil toneladas. Desse modo, a quantidade representa um aumento de 70 mil toneladas sobre o montante de 106,8 mil toneladas contabilizado em março.

Segundo Trevisan, esta situação é apenas um efeito da retenção na oferta produzida pelo campo, além de sofrer os impactos de um câmbio desfavorável. Em meio a uma demanda externa crescente, certamente, o custo das compras também passou por um reajuste, refletindo a inflação global de alimentos.

+ Você sabe o que é Metajogo? Confira os detalhes neste vídeo!

Ademais, conforme pontuou a Abiarroz, no primeiro quadrimestre de 2022, as exportações atingiram o total de 518,2 mil toneladas. Com efeito, este valor equivale a um avanço de 60,7% sobre as quantidades embarcadas no mesmo período de 2021.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então assine a newsletter Fast Break e receba as notícias mais relevantes do momento!

Exportações brasileiras de arroz foram prejudicadas pela falta de contêineres, diz Abiarroz

Leia também:

Bolsa brasileira acelera os ganhos com alívio no exterior e rali das commodities; dólar cai

XP prevê hegemonia da Ecorodovias após vencer leilão sem concorrência; ações sobem

Hapvida busca retomar compra da Plamed já vetada pelo Cade


Sobre o autor